Pesquise no Unipeg

quarta-feira, 31 de março de 2010

Ache as empresas de petróleo na ONIP

Boa noite pessoal.

Certamente todos que estão na faculdade tem interesse em entrar no mercado e logicamente conhecer as empresas do setor, que com certeza não se restringe as famosas que conhecemos.
No site da ONIP  vocês encontraram uma lista imensa com o nome das empresas de  bens e serviços da área de petróleo e gás.
Para fazerem isso, é simples, vocês precisam ir no site da ONIP  e se cadastrarem. clique aqui para isso.
Feito seu cadastro, você vai na opção cadastro que fica no menu do site, depois em cadastro ONIP,. e enfim  clique em estatística, pronto, você terá acesso a milhares de empresas cadastradas em todo o Brasil e dividida pelos mais diversos segmentos, como perfuração, completação, equipamentos, etc.

Aproveitem a dica e pesquisem sobre as empresas que encontrarem.

domingo, 28 de março de 2010

Entendendo o Pré-sal

Boa noite pessoal, primeiramente queria justificar minha ausência nesses últimos dias, pois estou meio enrolado com muitos trabalhos da faculdade e estive em falta aqui no Unipeg. Mas acredito que essa semana eu já consiga manter as postagens diárias habituais.
Hoje veremos um vídeo muito legal elaborado pela Petrobras sobre a camada pré-sal, falando de suas características quanto das possibilidades econômicas nessa gigantesca área. Tenho certeza que muitos aqui já conhecem esse vídeo ou ao menos já estão bem antenados a respeito do tema, mas como tenho visto que muitas pessoas que estão acessando o blog, são novatos nessa área de petróleo e gás, achei importante que elas peguem o hábito de se atualizar sobre as coisas que estão acontecendo hoje no setor.



quarta-feira, 24 de março de 2010

E se o petróleo não existisse mais?


Já imaginou o mundo no qual vivemos hoje sem a existência do petróleo? Veja esse vídeo e entenda a falta que o petróleo  faz para nossa vida, afinal de contas nós temos contato com ele desde que acordamos até a hora em que vamos dormir, desde nossas refeições até mesmo nas nossas roupas.
Veja o vídeo.


Matéria sobre biocombustíveis na TV Brasil

Biocombustíveis são sem dúvida um dos maiores avanços tecnológicos nos últimos anos, e a Petrobras é a empresa no Brasil que mais tem investido nessa nova forma de energia renovável.
Para melhor ilustrar isso e também para vermos como é o programa social que a produção de biocombustíveis criou, eu trouxe esse vídeo da TV Brasil, que foi apresentado no programa Caminhos da Reportagem.
O vídeo é dividido em 2 partes.

Aproveitem







Parte 1
























Parte 2

terça-feira, 23 de março de 2010

Tecnólogos no mercado de trabalho que passaram pela Universag

Passando pelo site da Universag Sociedade Educacional, me deparei com dois novos tópicos no site, o primeiro deles é a lista de alunos que passaram pela Universag e que hoje estão atuando no mercado de petróleo e gás, inclusive tecnólogos, o segundo é um banco de currículos que eles estão desenvolvendo para ex-alunos dos cursos de capacitação e pós-graduação. 
Entrei em contato com o coordenador da instituição, o Prof. Dr. em Geofísica Antonio Jorge, e ele me confirmou que em breve essa listagem com os ex-alunos da Universag no mercado de trabaho irá aumentar, já que é necessário  a autorização dos alunos.
É um bom momento para conferir os cursos disponíveis no site, eu particularmente gosto de dois em especial: o curso de gerência de projetos e o de instalações submarinas.


Para ver os cursos de capacitação e pós-graduação da Universag basta clicar aqui

Brasil precisa qualificar mais mão de obra para atender aumento da produção de petróleo


Como já vimos a demanda do pré-sal já está aumentando a produção de petróleo no Brasil, e a tendência é que essa demanda por petróleo e agora por etanol, graças aos investimentos em biocombustíveis, comecem a depender de mão de obra, essa que deve ser a mais qualificada possível, só o plano de negócios da Petrobras que nós vimos nesse post aqui, irá dispor de mais de 170 bilhões de reais e nessas últimas semanas a própria empresa já divulgou que vai investir cerca de 76 bilhões de reais só nesse ano de 2010.



Esses investimentos tendem a gerar vagas no mercado petrolífero, porém o gargalo de profissionais para o setor ainda é grande, fato que deve fazer com que faculdades se dediquem cada vez mais aos cursos voltados para a área de petróleo e gás. O próprio PROMINP, deve ter mais de 200,000 alunos formados nesses próximos anos. 
Essa demanda certamente será o diferencial na carreira dos tecnólogos, pois demandará muito investimento das empresas de bens e serviços que atendem as empresas operadoras, e essas empresas de bens e serviços, como Halliburton e Baker Hughes, são as maiores contratantes do tecnólogo em petróleo e gás, portando a hora de se especializar com cursos complementares e cair de cara no inglês é agora, daqui 1 ano talvez 2 quem tiver melhor preparado certamente ficará com as melhores oportunidades que surgirão por aí.

Em uma reportagem que achei na TN Petróleo, pude conferir com mais detalhes o que já está anunciado há bastante tempo.

"O Brasil vai precisar de grandes investimentos nos próximos anos para atender a demanda por mão de obra especializada nos setores produtivos do petróleo e do etanol, de acordo com os especialistas que participaram nesta segunda-feira (22), de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Eles discutiram o tema "Desafios, necessidades e perspectivas da formação e capacitação de recursos humanos em energia - petróleo e etanol", no quarto painel do ciclo de audiências públicas Recursos Humanos para Inovação e Competitividade - Agenda 2009/2015, promovido pela CI."

Você pode conferir a reportagem completa aqui.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Tecnólogos em busca de reconhecimento em concursos públicos


Não é novidade para ninguém que as graduações tecnológicas ainda sofrem restrições em diversos segmentos, inclusive no funcionalismo público, e por esse motivo o diretório central dos alunos do do campus centro do IFF, estão se mobilizando para mudar esse quadro, e fazer com que o tecnólogo, seja qual for sua área de especialização, seja aceito em todos os tipos de concursos públicos, fato que é fundamental para a maior aceitação desse profissional por empresas privadas.

Por diversas vezes eu vi e ainda vejo pessoas dizendo que o curso de tecnólogo é uma pseudograduação, que ninguém contrata, que é a maior porcaria do mundo, que quem faz só perde dinheiro e tempo, etc e etc..
Mas quem acessa o Unipeg que é tecnólogo e assim  como eu dá um duro danado para poder estudar e se adequar às exigências do mercado, certamente fica muito p.. da vida quando ouve isso, mas a aceitação do tecnólogo e a conscientização dessas pessoas de que nosso curso é sim uma graduação e mostramos que podemos ser tão competentes como qualquer um, isso tudo não depende apenas de incentivo do governo, de melhor preparo do curso para o que as empresas buscam, a dependência principal para que isso aconteça depende de nós tecnólogos, da nossa qualidade, de estudarmos, e mostrarmos nossa cara, para quando chegar uma oportunidade nós mostrarmos realmente que somos competentes para tal posição, e que podemos ir longe, tudo isso depende exclusivamente da nossa vontade e conscientização de que o sucesso do nosso curso e dessa profissão, depende muito de nosso desempenho e dedicação.

Há muitas pessoas ainda, inclusive tecnólogos que mal sabem onde se encaixa o seu curso, quais atividades o tecnólogo está apto a seguir, pensando nisso a ANT (associação nacional dos tecnólogos) e o CONFEA, criaram a cartilha do tecnólogo, onde mostra nossas atribuições e aptidões que são inerentes da graduação tecnológica.

Abaixo você pode conferir a cartilha do tecnólogo.



Espero com esse artigo esclarecer as dúvidas que pairam na cabeça dos tecnólogos quanto suas reais atribuições e aptidões.

domingo, 21 de março de 2010

O Unipeg como é um blog que busca ajudar seus leitores com as mais variadas informações do mundo do petróleo, não poderia deixar de ter um canal voltado para tirar essas dúvidas que vão surgindo no decorrer da faculdade, ou de sua carreira, e como tenho recebido e-mails por deveras repetidos, achei melhor criar esse novo meio de comunicação para tentar ajudar nas dúvidas que surgem sobre a indústria do petróleo e quais os melhores caminhos para os tecnólogos de plantão.
O canal já está disponível na coluna esquerda do blog, basta clicar na imagem do formspring e mandar sua pergunta.



sábado, 20 de março de 2010

Fluidos de Perfuração

Excelente material que recebi sobre fluidos de perfuração, é de fácil entendimento e fala bem das finalidades dos fluidos, seja para limpeza, lubrificação, ou até resfriamento da broca, fora os tipos fluidos e suas classificações.
Aproveitem bem esse material.


Química do Petróleo - Combustíveis

Mais um material voltado para a química do petróleo, mas esse é um pouco mais generalizado, pois fala de combustíveis em geral, nesse material vocês verão análises mais técnicas dos combustíveis, tais como calor específico, pontos de ebulição e fulgura. Essa  apostila é bem interessante nesse aspecto, e só uma curiosidade,   usar petróleo na fabricação de combustíveis é a maneira mais "burra" para se lucrar com derivados.


Química do Petróleo - óleo diesel

Estava em falta essa semana com materiais, devido a falta de tempo para fazer upload, mas essa semana postarei ótimos materiais.
Hoje o material disponibilizado é uma apostila sobre óleo diesel, de química do petróleo, pra galera que gosta da área química, é um material bem informativo, e você já pode baixar e juntar numa pasta sobre química do petróleo, pois colocarei mais materiais a respeito dessa disciplina, e para quem não viu antes, pode baixar a apostila de gasolina, também de química do petróleo, clicando aqui.

Agora segue a apostila sobre óleo diesel.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Acidente em gasoduto da Petrobras deixa 6 feridos


Acidentes na indústria do petróleo é mais comum do que imaginamos, e não é a toa que a área é classificada como grau de risco 4 que é a máxima dentro da segurança.
Segue a reportagem do Globo Online.



"Uma explosão em um gasoduto em construção da Petrobras deixou seis pessoas feridas nesta terça-feira nas proximidades da BR-040, em Oliveira Fortes, na Zona da Mata de Minas Gerais. A explosão aconteceu nas obras do gasoduto chamado Gasbel II, que liga Volta Redonda, no Rio de Janeiro, a Belo Horizonte, e por onde passará gás boliviano. 
A Egesa, responsável pela instalação do gasoduto da Petrobras, informou que a explosão ocorreu durante procedimento de limpeza. A manutenção era feita para início de testes de operação e ocorreu uma despressurização. O empreendimento deve ser inaugurado em maio e transportará gás natural boliviano. 
Dos seis feridos, cinco eram funcionários da Egesa e um era prestador de serviços da Petrobras. Três foram atendidos e liberados. Não foi informado o estado de saúde dos outros três. Os feridos foram atingidos por resíduos da obra. 
A explosão ocorreu no trecho entre Juiz de Fora e Santos Dumont. A Egesa e a Petrobras investigam a causa do acidente".








História da indústria do petróleo - John Rockfeller

 

Continuando a série sobre as figuras e os fatos marcantes na indústria do petróleo, não poderia deixar de falar dele que foi o homem mais rico da história do planeta, John Davison Rockfeller. Vamos ver a história desse homem que foi um dos maiores filantropos de sua época e 1º grande empresário da indústria do petróleo.


John Davison Rockefeller Nixon, nascido a 8 de Julho de 1839 em Richford, no estado de Nova Iorque, falecido em 1937, foi um homem de negócios norte-americano, um self-made-man, fundador da primeira companhia petrolífera norte americana, a Standard Oil (que falaremos na próxima semana). Um homem religioso (calvinista), foi também um importante filantropo do seu tempo.
Sua origem familiar foi modesta. A mãe era muito religiosa e inculcou nos filhos esse pendor. O pai,William Avery Rockefeller era caixeiro viajante e falso médico por vezes se ausentando indeterminadamente e deixando a familia passar dificuldades,dado essa incerteza os Rockefeller tinham pouco conforto. Na escola, John Rockefeller e os irmãos não aparecem na fotografia da classe por não terem roupas em bom estado. Foi bom aluno em matemática. De resto, suas notas na escola foram normais. Concluiu a escola secundária e com a ajuda de seu pai fez um curso básico de administração,depois trabalhou como biblioecário em uma firma de commodities.

O início de tudo

Em 1859, pedira um aumento ao seu patrão, que lhe negou. Rockefeller, acreditando já ter aprendido o suficiente, despede-se e decide fundar o seu próprio negócio. Juntamente com o seu amigo inglês Maurice B. Clark, fundou uma firma de commodities. Os negócios floresceram. Os EUA em franco crescimento, com imigrantes chegando ao país. Na guerra civil americana, vendem comida e roupa para os soldados. Negociam com farinha, sal, sementes, carne de porco ,Rockefeller estava atrás de algo grande e finalmente achou: Petróleo da Pennsylvania, e com isso veio um novo combustivel,o querosene para ser usado nos lampiões.

Começa a nascer a  maior empresa petrolífera da história

Comprou com o seu sócio uma pequena refinaria. Recorrendo a empréstimos, investiu na expansão da empresa. 
Acabaria por comprar a totalidade da empresa em 1865 e ter um novo sócio, Henry Flagler, antigo produtor de sal, com quem viria a fundar a Standard Oil Company.
A Standard Oil beneficiou-se de economias de escala e transformou-se na maior empresa de petróleo do mundo. Numerosos concorrentes foram absorvidos, a produção aumentou e os preços tornaram-se competitivos. Inicialmente, o petróleo era transportado nos comboios do magnata Cornelius Vanderbilt, (outro calvinista) que detinha das ações da maior empresa ferroviária dos E.U.A. Mais tarde foram construídos os primeiros oleodutos. A indústria do petróleo floresce e a Standard Oil torna-se a líder deste novo mercado, tornando-se um monopólio.
No início da década de 1880, a Standard Oil e suas dependentes controlavam cerca de 90% das refinarias americanas. Hoje ela detem 86,9% dos poços de petróleo.
Este monopólio durou algumas décadas, até que, em 1911 a suprema corte decidiu pelo desmantelamento das empresas e ordenou a criação de 34 novas pequenas empresas, das quais emergiriam a Exxon, Chevron, Atlantic, Mobil e a Amoco, mas continuando sob o controle das Empresas Rockefeller. A esta altura, John Rockefeller já havia se retirado. O homem mais rico do mundo, se tornara o homem mais rico da história. Dedicava-se agora às suas obras de beneficência. Financiou a criação da Universidade de Chicago, escolas, museus, bibliotecas e o mais moderno instituto de pesquisa médica.


Sua fortuna


Com cerca de 90% de toda a produção de petróleo e derivados, John Rockefeller monopolizou o mercado americano e durante anos foi o homem mais rico do mundo, com a fortuna estimada em nada mais nada menos que 318.300.000.000,00 de dolares. Fiz questão de colocar todos os zeros, não errei não são mesmo 318 bilhões de dólares, fortuna que fez com que os Estados Unidos repartisse  a Standard Oil, pois sua fortuna estava ficando   equivalente a parte do PIB americano.





Comunidade de petróleo e gás no NING

Unipeg tem o compromisso de mostrar os melhores caminhos para você conseguir sua tão sonhada vaga dentro da indústria do petróleo. Hoje trago uma ferramenta chamada NING, onde vc pode criar comunidades como no ORKUT, você cria temas, tópicos, pode adicionar vídeos, enfim ,é a ferramenta para você fazer seu networking, e dentro disso o Victor Alves, criador do Tecnopeg, criou o Petróleo e gás networking, que é a comunidade de petróleo e gás dos estudantes e profissionais na área. Lá você encontrará pessoas de diversas partes do Brasil, seja estudantes, profissionais, tecnólogos, engenheiros, há espaço para todos.
O endereço é esse aqui: http://petroleonet.ning.com/


Hoje a comunidade conta com mais de 400 usuários, entre, cadastre-se e participe da nossa comunidade, e conheça um pouco mais desse fantástico mundo do petróleo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Dicas de inglês


Tá ai uma boa oportunidade para treinar o ouvido para o inglês, tenho certeza que muita gente aqui quando ouve uma música procura prestar bem atenção na letra, assiste vídeos no youtube com legendas, nesse site vocês terão tudo isso. O SUBINGLÊS, é uma ótima oportunidade de estudar inglês, nele há uma coleção de músicas dividas por artistas, são muitos vídeos legendados, mas muito mesmos, eu mesmo de vez em quando dou uma treinada lá.
Confiram o site clicando aqui

Ajuste de histórico assistido de modelos de simulação de reservatórios

Galera, muito boa noite, estou meio em dívida de materiais aqui no Unipeg, então hoje trago uma apostila que foi apresentada em um dos mini cursos da semana de petróleo da UFRJ, apostila elaborada pelo Sérgio Sousa da Halliburton e que trata sobre AJUSTE DE HISTÓRICO ASSISTIDO DE MODELOS DE
SIMULAÇÃO DE RESERVATÓRIOS.
Pra quem curte essa área de geofísica de reservatórios, essa apostila é um prato cheio.


Bons estudos.




Filme - O petróleo tem que ser nosso


Boa noite galera, dessa vez ao invés de um vídeo do youtube, trago um documentário sensacional sobre o que medidas o Brasil deve tomar com as reservas do pré-sal, que caminhos seguir? O documentário é instigante e prende a atenção do expectador do início ao fim, tratando de forma leve e muito bem elaborada esse tema que está tão evidente hoje, e não se fala de outra coisa ultimamente.
São 34 depoimentos, entre artistas, políticos, militares, engenheiros e geólogos. Vale a pena conferir, mas como não coloquei ele para download no 4shared, pois teria que fragmentá-lo em várias partes, trago aqui os lugares que vocês podem baixar.

Clique aqui para baixar o filme dividido em 8 partes.

Clique aqui para baixar o torrent do filme.


Trailler do filme

domingo, 14 de março de 2010

Perdido o 1º round na câmara dos deputados, vamos ao 2º com os senadores





Não poderia deixar de falar sobre esse circo montado em um dos maiores picadeiros do mundo, e não encontrei imagem melhor para ilustrar minha opinião do que essa charge do cartunista Angeli.
Como todos puderam acompanhar em todos os jornais e canais de tv, a câmara dos deputados aprovou o PL 5938/09, que divide os royalties do petróleo com os estados não produtores de petróleo, e agora será votado pelo senado, ainda podendo ser vetado pelo presidente Lula.
Com certeza muitas pessoas que são dos estados não produtores e até mesmo algumas pessoas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, devem estar achando que somos um bando de gananciosos, por termos faturado mais de 7 bilhões de reais com os royalties do petróleo nos últimos anos e não querermos dividir os royalties do pré-sal com toda nossa digna população que tanto sofre e necessita de trabalho e de recursos em suas cidades, que com certeza merecem nosso respeito e sem sombra de dúvida merecem sim recursos da magnitude dos royalties que RJ e ES recebem hoje, o grande problema é a forma como isso está sendo conduzido, de forma irresponsável e servindo de palanque eleitoral.
Esse projeto de lei além de dividir os royalties do pré-sal, divide também os royalties de contratos já existentes anteriormente que são fora do pré-sal, um exemplo simples do prejuízo que isso irá causar no Rio de Janeiro, só em Campos, que é o maior produtor de petróleo do país, o faturamento com os royalties passam de 1 bilhão de reais, com a emenda Ibsen, que muda os critérios de participação para o recibemento dos royalties, Campos receberá pouco mais de 4 milhões de reais, isso mesmo, de 1 bilhão passará para 4 milhões, isso é menos de 0,5 % do que  recebia.
Concordo que esses recursos devam também ser repassados para os outros estados, mas não da forma que está sendo feita, até por que, nós não pedimos divisão dos lucros da zona franca de manaus, que é isenta de vários impostos, e recebe descontos em diversas taxas, nem a mineração no norte-nordeste.
O fato é que isso não passa de palanque eleitoral, afinal de contas, quem não queria concorrer a uma reeleição de governador dizendo que trouxe royalties de uma coisa que sequer existe em seu estado?
Produzimos mais de 80% do petróleo nacional, mais de 70% dos investimentos para a produção de petróleo encontra-se no Rio de Janeiro, alguém já se preocupou em saber o que as empresas que investem bilhões de dólares no Rio de Janeiro pensam a respeito disso? O que Pernambuco, Ceará, esses estados que defendem com unhas e dentes essa emenda Ibsen, fariam se as empresas começassem a diminuir os recursos para investimento nos estados produtores? 
Esse espetáculo dado no congresso nacional, ainda terá várias sessões, e não vou achar incrível se mais cedo ou mais tarde esse Projeto de lei foi jogado na lata do lixo, porque as empresas estão diminuindo os investimentos e a União não estiver recebendo "nada".

Novos cursos na IWC


Pessoal que quer se profissionalizar em algum curso para a área de petróleo e gás não pode deixar de conferir os cursos da IWC CURSOS. Na IWC os cursos são voltados para a área de soldagem, ferramenta muito importante utilizada na indústria de petróleo e gás, e que com a nova demanda de profissionais para construção de plataformas, sondas e também os projetos  de  revitalização dos portos e estaleiros estão ganhando mercado.
Dentre os cursos da IWC, está o de inspetor de soldagem n1, que é um dos mais procurados atualmente devido a remuneração inicial desse profissional ser considerada bem vantajosa, e a demanda pelo profissional estar aumentando muito nos últimos anos.
Nessa segunda, dia 15/03 a IWC começa os cursos aqui no RJ, acesse o site do curso e confira

quinta-feira, 11 de março de 2010

Série empresas que contratam tecnólogos - Ipiranga

Continuando a série sobre as empresas que absorvem o tecnólogo em petróleo e gás, hoje vamos ver um pouco mais sobre uma empresa genuinamente brasileira, e que não  é a Petrobras, trata-se da Ipiranga, a 2º maior distribuidora de combustíveis no Brasil, perdendo apenas para a Petrobras.
Vamos entender agora um pouco da história, e da missão da Ipiranga.


História: Fundada em 1933, no município de Uruguaiana no Rio Grande do Sul, a Petróleo Ipiranga S.A., é hoje uma das maiores empresas do país em se tratando de distribuição de derivados de petróleo, ficando atrás somente da Petrobras, e na frente de gigantes, como Shell e Esso. Mas apesar de ser uma empresa forte e consolidada, no início ela passou por situações que poderiam ter complicado a situação da empresa por diversas vezes, como quando passou pelo período de guerra mundial, e enfrentou mudanças drásticas na política econômica , além de falta de matéria-prima e disputa com grandes multinacionais.


Anos 40: Na década de 40 por causa da 2º grande guerra, as atividades da refinaria chegaram a ser paralisadas.
Com a guerra, foram criadas medidas legais restritivas, o que colocou em cheque a sobrevivência da empresa, e para driblar uma das medidas que proibia a importação de solventes, a Ipiranga tornou-se sua própria fornecedora, criando a 1º unidade de fabricação de solventes no Brasil. No decorrer da década de 40, e com o mercado de derivados ainda engatinhando, a Ipiranga continuava a investir, e foi a 1º empresa na distribuição de asfalto no Brasil, o que mostra o pioneirismo e a gana por desafios que a empresa tem.
Anos depois, mas exatamente em 1959, a Ipiranga compra a Gulf Oil Corporation no Brasil, e a partir daí era criada a Companhia de Petróleo Ipiranga.


Anos 90: A Ipiranga adquire a Atlantic em 1993, igualando o feito de 1959, quando adquiriu a Gulf Oil Corporation, e consolida definitivamente sua expansão dentro do mercado petrolífero.


Fase atual: Em 2007 a Ipiranga é adquirida por um grupo de investidores formado por Petrobras, Braskem e Grupo Ultra, mas continua mantendo sua marca, sendo a maior empresa privada do segmento de distribuição de combustíveis no Brasil e a segunda entre todas as distribuidoras.


Ipiranga e os tecnólogos em petróleo gás: O segmento downstream ainda não é o grande mercado do tecnólogo em petróleo e gás, mas já há indícios de que pode vir a se tornar um grande contratante desse profissional. Há informações de que a Ipiranga já tem alguns tecnólogos no seu quadro de funcionários, os bons tecnólogos, que tem cursos complementares e inglês são os mais bem vistos na empresa, mas ainda não é uma medida corporativa, por enquanto o tecnólogo na empresa vem de fatos isolados, sendo que alguns gestores fazem essas indicações para o RH da empresa, talvez tornando a Ipiranga uma das pioneiras do segmento na contratação desse profissional.
Assim  reforça a idéia de que o tecnólogo pode atuar em qualquer segmento da indústria petrolífera, seja no upstream, downstream, seja na área de segurança operacional, enfim, estamos conseguindo nosso espaço no mercado.




quarta-feira, 10 de março de 2010

A importância do licenciamento ambiental na indústria do petróleo


Como sabemos, o meio ambiente está intimamente ligado à indústria de petróleo e gás, afinal é a uma das indústrias mais poluidoras de todo mundo, senão a mais poluidora, e por esse motivo as empresas são meio que obrigadas a pensar na parte ambiental, tendo em todas elas, um setor direcionado para o meio ambiente, e é aí que entra os pedidos de licenças para exploração, perfuração de poços, construção de plataformas, entre outras coisas.
Vamos entender o que é o licenciamento ambiental e para que serve realmente.

O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente e possui como uma de suas mais expressivas características a participação social na tomada de decisão, por meio da realização de Audiências Públicas como parte do processo.
Essa obrigação é compartilhada pelos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente e pelo Ibama, como partes integrantes do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente). O Ibama atua, principalmente, no licenciamento de grandes projetos de infra-estrutura que envolvam impactos em mais de um estado e nas atividades do setor de petróleo e gás na plataforma continental.




O processo de licenciamento ambiental das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural engloba as seguintes licenças exigências e  autorizações:
Licença prévia de perfuração – LPper: Para sua concessão é exigida a elaboração do Relatório de Controle Ambiental – RCA e após a aprovação do RCA, é autorizada a atividade de perfuração;
Licença prévia de produção para pesquisa – LPpro: Para sua concessão é exigida a elaboração do Estudo de Viabilidade Ambiental – EVA e, após a aprovação do EVA é autorizada  a atividade de produção para pesquisa da viabilidade econômica da jazida;
Licença de instalação – LI: Para sua concessão é exigida a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental e após a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental – EIA com a respectiva realização de Audiência Pública é autorizada a instalação de novos empreendimentos de produção e escoamento ou, para sua concessão é exigida a elaboração do Relatório de Avaliação Ambiental – RAA e  após a aprovação do  RAA são autorizadas novas instalações de produção e escoamento onde já se encontra implantada a atividade;
Licença de operação – LO para atividade de exploração e produção marítima: Para sua concessão é exigida a elaboração do Projeto de Controle Ambiental – PCA e após a aprovação do PCA é autorizado  o início da operação  de produção.
Licença de Operação – LO para atividade sísmica:  Para sua concessão é exigida a elaboração do Estudo Ambiental – EA e após a aprovação do EA é autorizada a atividade de  levantamento de dados sísmicos marítimos.
O órgão ambiental fixará as condicionantes das licenças supracitadas. As licenças são compostas por dois grupos de condicionantes: (i) as condicionantes gerais, que compreendem o conjunto de exigências legais relacionadas ao licenciamento ambiental, e (ii) as condicionantes específicas, que compreendem um conjunto de restrições e exigências técnicas associadas, particularmente, à atividade que está sendo licenciada.
A validade da licença ambiental está condicionada ao cumprimento das condicionantes discriminadas na mesma, que deverão ser atendidas dentro dos respectivos prazos estabelecidos, e nos demais anexos constantes do processo que, embora não estejam transcritos no corpo da licença, são partes integrantes da mesma.
Cabe salientar que a língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil, Art. 13 da Constituição, sendo assim, todos os documentos referentes ao processo devem ser redigidos na língua portuguesa.


 E dentro desses vários empreendimentos existem vários tipos de licenças, próprias para cada projeto a ser executado, vejamos o quadro a seguir para entender melhor.

Tabela - Tipos de licença e as atividades autorizadas pelas mesmas.
ATIVIDADE
TIPO DE LICENÇA
ESTUDO AMBIENTAL APLICÁVEL
FINALIDADE
PERFURAÇÃO
(Programa Exploratório Mínimo contratado com a ANP)
Licença Prévia para Perfuração - (LPper)
Relatório de Controle Ambiental - RCA
Autoriza a atividade de perfuração.
PRODUÇÃO PARA PESQUISA
(Teste de Longa Duração–TLD, autorizado pela ANP)
Licença Prévia de Produção para Pesquisa - (LPpro)
Estudo de Viabilidade Ambiental - EVA
Autoriza a realização do Teste de Longa Duração – TLD,
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E ESCOAMENTO
(Sistema de Produção e  Escoamento em novo campo ou bloco – Plano de Desenvolvimento aprovado pela ANP)
Licença de Instalação – (LI)
Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA.
Autoriza, após a aprovação do EIA/RIMA com a respectiva realização de Audiência Pública, a instalação de sistemas e unidades necessárias à produção e ao escoamento.
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E ESCOAMENTO
(Áreas onde já se encontra implantada a atividade)
Licença de Instalação (LI)
Relatório de Avaliação Ambiental - RAA
Autoriza, após a aprovação do RAA, a instalação de sistemas e unidades adicionais necessários à produção e ao escoamento.
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E ESCOAMENTO
Licença de Operação (LO)
- Projeto de Controle Ambiental (PCA).
Autoriza, após o atendimento das condicionantes da LI, a aprovação do PCA, do PEI e da realização da vistoria técnica, o início da operação do empreendimento.
AQUISIÇÃO DE DADOS SÍSMICOS
(Autorização da ANP para realização da atividade de Levantamento de Dados Sísmicos Marítimos, nãoexclusivos)
Licença de Operação – (LO)
Estudo Ambiental (EA)
Autoriza, apos aprovação do EA, o inicio da atividade de levantamento de dados sísmicos marítimos.
AQUISIÇÃO DE DADOS SÍSMICOS(Contrato de Concessão ANP do Bloco, que prevê  atividades de pesquisa, compreendendo a Aquisição de Dados Sísmicos Marítimos, exclusivos)
Licença de Operação(LO)
Estudo Ambiental (EA)
Autoriza, apos aprovação do EA, o inicio da atividade de levantamento de dados sísmicos marítimos.


Quem tem essa disciplina na sua grade do curso de tecnólogo, é bom ficar antenado a ela, mesmo que você não siga por essa área, pois em qualquer área de produção na indústria do petróleo é interessante termos essa noção dos licenciamentos necessários para a tomada dos projetos.


Fonte: IBAMA

terça-feira, 9 de março de 2010

História da indústria do petróleo - Coronel Drake


Quem nunca ouviu falar de um homem conhecido como coronel Drake? E você também sabe que ele foi quem deu o primeiro passo na perfuração de poços de petróleo, a partir de um poço com profundidade de 21 metros em terra que tudo começou. Mas... Você sabe como isso começou? Sabe o porquê, e quem realmente era esse coronel Drake?
Pensando nisso, e pesquisando, vi que se trata não só de um fato importantíssimo que todos que estudam a área de petróleo e gás tem que conhecer, mas trata-se de uma história realmente muito interessante dentro da indústria do petróleo.


Edwin Laurentine Drake, também conhecido como coronel Drake, nascido em Nova Iorque, em 29 de março de 1819, Drake cresceu numa família de fazendeiros aos arredores de Nova Iorque, antes de sair de casa aos 19 anos de idade. Coronel Drake, não era um grande fazendeiro, dono lotes e lotes de terra, pelo contrário, nessa época da sua vida Drake trabalhava em uma ferrovia, como escrituário, mensgeiro e maquinista de trem. Durante esse tempo ele casou com Philena Adams, que morreu dando à luz a seu segundo filho em 1854. Drake casou novamente três anos depois com Laura Dowd em 1857. Nesse mesmo ano Drake conheceu James Townsendempresário que havia criado a Seneca Oil Company para explorar petróleo nas exsudações encontradas em TitusvillePensilvânia, Drake se interessou pela empresa e comprou algumas ações, afinal mesmo trabalhando como ferroviário ele ainda fora criado como fazendeiro.Townsend precisava de alguém para ir para Titusville inspecionar a terra e contratar trabalhadores. Contratou Drake por mil dólares anuais, e o enviou à cidade em dezembro de 1857. Drake logo se mudou para lá, e começou a trabalhar. Para impressionar a população local, Townsend escrevia a Drake tratando-o pelo título de "Coronel", partindo daí a forma como é conhecido hoje.
Drake logo percebeu que a mineração de petróleo a partir das exsudações naturais era muito lenta e pensou em cavar o solo para acelerar o processo. Não deu certo: as escavações eram facilmente inundadas por água. Resolveu então tentar a perfuração, com um método que já se utilizava para obter sal (produzindo água salina e deixando-a evaporar). Comprou uma sonda, um motor e voltou ao local dos trabalhos petrolíferos. Após várias tentativas frustradas para encontrar um operador de sonda apropriado, Drake contrata William A. Smith, conhecido por "Uncle Billy", com experiência na indústria do sal, $2.50 por dia.




Drake e Billy aplicaram seu sistema de perfuração (coluna de tubos de diâmetro pequeno evitando a invasão da água), que a cética população de Titusville logo apelidou de a Loucura de Drake ("Drake’s Folly"). Nem a Seneca Oil Company acreditou naquela forma de extração de petróleo e cessou o envio de dinheiro para Drake mandando que ele voltasse para casa. Drake insistiu e auto-financiou seu poço com a ajuda de outras pessoas da cidade e empréstimos bancários. Num sábado, 27 de agosto de 1859, a perfuratriz atingiu um reservatório e começou a produzir 10 barris por dia, quantidade para a qual não estavam preparados. Isso resultou em que eles tivessem de armazenar em barris de uísque e na banheira da residência do capataz. Nascia a indústria petrolífera.
O segundo poço de Drake produziu 25 barris/dia. A Seneca Oil demorou a pagá-lo. Só o fez em 1864. Os dias de auge da cidade foram mais impressionantes do que a Febre do ouro, naCalifórnia. Hordas de investidores, perfuradores e mineradores vieram para Titusville, que logo se tornou a primeira capital do petróleo do mundo. Logo no primeiro ano, o preço do óleo iluminante (de baleia e de petróleo) caiu abaixo do preço da água - dando sinais de uma volatilidade que marcaria toda a sua história econômica para sempre.
Drake morreu pobre em 1880, e viveu seus últimos dias da caridade da população de Titusville, que estabeleceu uma bolsa alimentar para ele no final da vida. Está enterrado no Cemitério Woodlawn, em Titusville.



- Palestra do mês de Março de 2010:

    "INTEGRIDADE MECÂNICA DE TUBULAÇÕES: ALGUNS MÉTODOS APLICADOS A PETRÓLEO E GÁS"
  • 27/03/2010 - 17:00 horas
    Palestrante: Ananias Emmerick
  • Tecnólogo em Exploração de Petróleo e Gás pela Universidade do Grande Rio.
  • Auditor de Sistemas de Gestão Integrados – FAETEC.

Como chegar:

Endereço:
Estrada de Jacarepaguá, 7836 - Conjunto 201
Freguesia - Jacarepaguá
Rio de Janeiro - RJ
CEP 22753-034
Telefone/ Fax: (021) 3116-1743

Linhas de ônibus que passam em frente ou próximo:
Estamos a 100m do largo da Freguesia, onde passam as seguintes linhas de ônibus:
  • 240 - Praça XV - Cidade de Deus (via Três Rios)
  • 241 - Praça Mauá - Taquara
  • 269 - Praça XV - Curicica (via Três Rios)
  • 561 - Caxias - Freguesia
  • 600 - Taquara - Tijuca
  • 601 - Taquara - Tijuca
  • 636 - Saens Peña - Gardênia Azul
  • 690 - Méier - Alvorada
  • 691 - Méier - Alvorada
  • 734 - Madureira - Rio das Pedras
  • 748 - Cascadura - Barra
  • 751s - Pechincha - Barra
  • 753 - Cascadura - Recreio
  • 755 - Cascadura - Gávea
  • 766 - Madureira - Freguesia
 Inscrições para a palestra no site:  www.universag.com.br
 
Related Posts with Thumbnails