Pesquise no Unipeg

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Por Dentro dos Fatos - Falta de engenheiro ameaça o crescimento

O título do post, não é novidade para ninguém não é? Todos sabemos que faltam engenheiros no mercado, e que com tantas obras e projetos, além do próprio pré-sal, tudo pode acabar engessado devido a essa defasagem de mão de obra qualificada.


Só que esse post de hoje, são na verdade sobre duas notícias, que ao mesmo tempo são diferentes, mas se complementam de uma forma muito precisa.


A primeira reportagem da TN Petróleo do dia 23/02/11 é essa: " Falta de engenheiros ameaça crescimento, Mercadante defende formação de tecnólogos"
“Estão faltando engenheiros no mercado de trabalho e faltarão mais ainda”. O alerta é de Marcos Túlio de Melo, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), que reúne profissionais dessas áreas além de geólogos e meteorologistas. Para ele, “o apagão de mão de obra poderá trazer graves consequências para a economia brasileira”.
Perceberam? O ministro da ciência e tecnologia defende a formação de tecnólogos para suprir de algum modo tanta defasagem de mão de obra. Mas agora me expliquem se até um ministro é capaz de enxergar a importância dos tecnólogos pra economia e para o crescimento do país, por que nossa profissão ainda está no congresso passando por fases e fases desde 2007 e ainda não foi regulamentada no ministério do trabalho, e diga-se de passagem a P.L foi arquivada há alguns dias, mas felizmente já foi desarquivada.
Uma coisa que é citada no texto, e na minha opinião é voltar a estaca zero, é dizer que os tecnólogos estão se formando para substituir engenheiros, e pior ainda, engenheiros se sentindo ameaçados com isso? Façam-me o favor né pessoal? Engenheiros sempre terão seu lugar cativo no mercado, e se alguém pode substituir uma formação de 5 anos de cálculos e física, certamente não é o tecnólogo.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Revista TN Petróleo 75 - Leia online

Uma dica que é bem legal que achei esses dias no oráculo, também conhecido como Google, aquele que tudo sabe, e agora tudo vê.

A revista TN Petróleo , que é referência em informação no que diz respeito aos assuntos tratados sobre a indústria do petróleo, tem a sua versão online, que é bem dinâmica, e muito prática de utilizar.

Abaixo vocês podem acompanhar a última edição da revista nº75, mas é sempre bom ter o exemplar impresso, então quem tiver a oportunidade e a possibilidade, compre que vale a pena.



Última revista Petrobras sobre as plataformas em série

Hoje, trazendo a última revista Petrobras, que tem como matéria de capa, a produção das 8 plataformas em série do tipo FPSO. Uma jogada que além de ser economicamente muito interessante, proporcionou a revitalização da indústria naval brasileira.

Vale a pena conferir essa edição, tá bem interessante.
Revista164
View more documents from sydman.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Coluna EcoOil - Riscos ocupacionais

Fala galera, as postagens estão demorando a sair pois eu estou vendo umas atualizações para o blog, tanto de funcionalidades na página como até mesmo do nosso chat que já está há um bom tempo aqui.

Mas as postagens seguem e hoje vocês vão conferir mais um ótimo artigo do Leonardo, criador do EcoOil.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pós-graduação em engenharia de máquinas navais e offshore

Bom dia pessoal, 

Tenho certeza que a maioria de vocês que já terminou a universidade, seja a mais tempo ou agora nesse fim de ano, certamente se ainda não está fazendo, ao menos pensa em uma boa pós-graduação para dar aquela melhorada na formação e também no currículo, e então o Unipeg mais uma vez traz uma excelente dica para vocês.

Pós-graduação da COPPE-UFRJ, que além de ser referência acadêmica é uma das instituições que possui um alto índice de empregabilidade, então não perca tempo e confira abaixo a dica que o Unipeg traz para você.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Treinamento para formação de trainee de ROV

Fala galera, tudo certo?

Uma novidade para vocês, que nem é tão nova assim, é que a RRC Robótica Submarina, empresa especializada na formação de trainees de ROV, que eu já falei aqui em outras oportunidades, já está com as matrículas abertas para a formação agora nesse começo de ano.

Para quem não sabe o que faz um trainee de ROV, vamos a uma explicação rápida: Na indústria do petróleo é usado principalmente na operação de poços, manifolds, posicionamento, construção e inspeção, acompanha-mento do trabalho de mergulhadores, etc


É uma das carreiras mais promissoras do segmento upstream, e com boas bases salariais, mas sem mais delongas, vamos ao que interessa não?


Turma - 25 de abril de 2011 ( matrículas abertas )


Datas do treinamento: 04a 08 de abril de 2011
Carga horária: 53h/aula


Objetivo: Treinamento de profissionais qualificados e habilitados, tornando-os aptos à atuação de veículos de operação remota (ROV)


Pré-requisitos:


• Formação técnica ou superior nas áreas de eletrônica, eletrotécnica, mecânica, mecatrônica e automação industrial


• Estar regularmente cadastrado no CREA numa das formações acima


• Inglês preferencialmente intermediário


• Domínio de informática


Valor do treinamento:


Teórico: R$2490
Prático: R$640




Para maiores informações: www.rrc-robotica.com.br ou pelos telefones 22 -27578600 (8611), 22-88240261

 
Related Posts with Thumbnails