Pesquise no Unipeg

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Coluna Eco Oil

Café. Uma ferramenta benéfica ou maléfica?

Olá senhores,


Esses dias eu encontrei uma matéria muito interessante no site do uol que gostaria de compartilhar.

Cafezinho pode ser uma ferramenta de segurança do trabalho, sugere estudo

Os trabalhadores - principalmente aqueles que atuam à noite - parecem cometer menos erros no emprego quando consomem cafeína, seja tomando café ou bebidas energéticas, segundo estudo recentemente publicado na revista Cochrane Database of Systematic Reviews. De acordo com especialistas britânicos, aqueles que trabalham em turnos, muitas vezes, podem ter problemas com o relógio biológico - ou ritmo circadiano -, apresentando distúrbios de sono que podem atrapalhar o desempenho no trabalho e causar graves acidentes. Porém, o estudo mostra que o café pode aumentar seu estado de alerta, reduzindo as chances de erro.

Avaliando dados de 13 estudos sobre os efeitos da cafeína na performance de trabalhadores por turno, incluindo pessoas com idades entre 18 e 65 anos - com a maioria estando na faixa etária de 20 a 30 anos -, os pesquisadores notaram que aqueles que recebiam cafeína - através de café, bebidas energéticas, alimentos ou comprimidos - tinham melhor desempenho em testes de memória, atenção, raciocínio e percepção de habilidades do que aqueles que não ingeriram cafeína.

Baseados nas análises, os autores concluíram que a cafeína ajuda os trabalhadores noturnos a melhorar seu desempenho cognitivo e a reduzir os erros laborais. Entretanto, pouco ainda se sabe sobre os efeitos da cafeína em relação às lesões causadas pelos acidentes de trabalho. "Parece razoável supor que a redução de erros está associada a menos lesões, embora não possamos quantificar tal redução", concluiu a pesquisadora Katherine Ker.

No entanto, temos que lembrar sobre alguns efeitos maléficos do café (se ingerido exageradamente). De acordo com o doutor Darcy Roberto Lima, a administração aguda de cafeína causa um aumento modesto da pressão sangüínea arterial, dos níveis de catecolaminas, da atividade de renina plasmática, dos níveis de ácidos graxos livres, da produção de urina e da secreção gástrica. Ela altera o espectro eletroencefalográfico, o humor e o padrão do sono em voluntários normais.

É difícil estipular qual é a dose correta de café a ser ingerido já que cada organismo responde de uma forma. Portanto, aos gestores de SMS, liberem um cafezinho para a rapaziada que todo mundo trabalha alerta e feliz.



Atenciosamente,
Leonardo D. Q. Motta
Estudante do 5° período do curso de Tecnólogo em Petróleo e Gás, Perito Ambiental e Assistente de SMS
http://ecoil-leonardo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails