Pesquise no Unipeg

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Os 10 maiores acidentes da história da indústria do petróleo





A palavra chave hoje dentro da indústria do petróleo é segurança, o acidente causado no golfo do México trouxe novamente à tona o assunto segurança.
Nessa onda que vivemos então de perfuração em águas ultra profundas,  e a mais de 200 km da costa, os riscos são muito maiores e um bom gerenciamento dos mesmos é fundamental para o sucesso dos projetos.
Muitos acidentes já ocorreram na história da indústria do petróleo, muitas vezes pela deficiência da gestão desses riscos, e lendo o Portal Examevi uma matéria muito interessante a respeito desses acidentes que mostra uma relação dos 10 maiores da história, que vocês verão agora.
E só para constar, esse acidente no golfo do México com a plataforma operada pela BP , nem de longe entra nessa lista.
Os acidentes listados abaixo, juntos correspondem a cerca de 68% dos vazamentos de petróleo mais graves dos últimos 70 anos.
  1. Guerra do Golfo, Kuwait, Golfo Pérsico (janeiro/1991)
    Volume: 1 milhão e 360 mil toneladas (753 piscinas olímpicas)
    O pior vazamento de petróleo da história não foi propriamente acidental, mas deliberado. Causou enormes danos à vida selvagem no Golfo Pérsico, depois que forças iraquianas abriram as válvulas de poços de petróleo e oleodutos ao se retirarem do Kuwait.

    2- Ixtoc I, Campeche, Golfo do México (junho/1979) 
    Volume: 454 mil toneladas (251 piscinas olímpicas)
    A plataforma mexicana Ixtoc 1 se rompeu na Baía de Campeche, derramando cerca de 454 mil toneladas de petróleo no mar. A enorme maré negra afetou, por mais de um ano, as costas de uma área de mais de 1.600 km2.
    3- Poço de petróleo Fergana Valley, Uzbequistão (março/1992) 
    Volume: 285 mil toneladas  (158 piscinas olímpicas)
    Trata-se de um dos maiores acidentes terrestres já registrados. Em março de 1992, a explosão de um poço no 
    Vale da Fergana afetou uma das áreas mais densamente povoadas e agrícolas da Ásia Central.
    4- Atlantic Empress, Tobago, Caribe (julho/1979)
    Volume: 287 mil toneladas  (159 piscinas olímpicas)
    Durante uma tempestade tropical, dois superpetroleiros gigantescos colidiram próximos à ilha caribenha de Tobago. O acidente matou 26 membros da tripulação e despejou milhões de litros de petróleo bruto no mar. 
    5- Nowruz, Irã, Golfo Pérsico (fevereiro/1983)
    Volume: 260 mil toneladas  (144 piscinas olímpicas)
    Durante a Primeira Guerra do Golfo, um tanque colidiu com a plataforma de Nowruz causando o vazamento diário de 1500 barris de petróleo. 
        6- ABT Summer, Angola (maio/1991) Volume: 260 mil toneladas  (144 piscinas olímpicas) O superpetroleiro Libéria ABT Summer explodiu na costa angolana em 28 de maio de 1991 e matou cinco membros da tripulação. Milhões de litros de petróleo vazaram para o Oceano Atlântico, afetando a vida marinha.  7- Castillo de Bellver, Africa do Sul (agosto/1983) Volume: 252 mil toneladas (139 piscinas olímpicas) Depois de um incêndio a bordo, seguido de explosão, o navio espanhol rachou-se ao meio, liberando cerca de 200 milhões de litros do óleo na costa de Cape Town, na África do Sul. Por sorte, o vento forte evitou que a mancha alcançasse o litoral, minimizando os efeitos ambientais do desastre.  8 - Amoco Cadiz, França (março/1978) Volume: 223 mil toneladas (123 piscinas olímpicas) Um dos piores acidentes petrolíferos do mundo aconteceu em 1978, quando o supertanque Amoco Cadiz rompeu-se ao meio perto da costa noroeste da França. O vazamento matou milhares de moluscos e ouriços do mar. Esta foi a primeira vez que imagens de aves marinhas cobertas de petróleo foram vistas pelo mundo. 9 - M T Haven, Itália (abril/1991) Volume: 144 mil toneladas (79 piscinas olímpicas) Outro superpetroleiro, o navio gêmeo do Amoco Cadiz explodiu e naufragou próximo da costa de Gênova, matando seis tripulantes. A poluição na costa mediterrânea da Itália e da França se estendeu pelos 12 anos seguintes. 10 - Odyssey, Canadá (setembro/1988)  Volume: 132 mil toneladas  (73 piscinas olímpicas)    O poço petrolífero localizado na província canadense de Newfounland explodiu durante uma operação de perfuração da plataforma americana Odyssey. Uma pessoa morreu e outras 66 foram resgatadas sem ferimentos 

Gostou  do post? Quer dar sugestões de temas para o blog ou de materiais? Deixe seu comentário abaixo.

E não deixe de participar do chat do blog, está no começo da página.

Fórum Unipeg, clique aqui para acessar e se cadastrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails