Pesquise no Unipeg

terça-feira, 15 de junho de 2010

Canal offshore – Plataformas / Plataforma fixa



Começando hoje mais uma nova série de artigos do blog Unipeg, na qual eu chamo de canal Offshore, onde veremos os principais equipamentos e métodos utilizados no mundo offshore, desde a exploração e explotação de petróleo, até as técnicas comumente empregadas nas principais operações.
E como 9 entre 10 estudantes que querem entrar na área tem muita curiosidade sobre plataformas, essa semana trarei uma série de artigos sobre cada tipo de plataforma utilizada no mundo, começando pela pioneira de mercado: a plataforma fixa.
A plataforma fixa foi uma das primeiras plataformas a ser utilizadas na perfuração de poços, e até hoje são as preferidas em campos localizados em até  300m de lâmina d´gua.


Sua estrutura é normalmente feita instalações modulares de aço, e em alguns casos de concreto, sendo incrivelmente rígidas, com um alto grau de hiperestaticidade e instaladas no local de operação por estacas cravadas no assoalho marinho.
São projetadas para receber todo tipo de equipamento de perfuração, de estoque de materiais, alojamento de pessoal, e as instalações necessárias para a produção dos poços.
São plataformas com um alto custo de investimento, e as mais usadas no mundo, quando se trata de baixas profundidades de lâmina d´gua.
Apesar da plataforma se localizar no mar, a cabeça de poço não precisa necessariamente ser instalada no fundo do mar, sendo muitas vezes instaladas na superfície, ocorrendo assim a chamada completação seca, feita com árvore de natal seca.




Dimensões gerais de uma plataforma fixa
Altura total: 400m ( do fundo do mar até a torre )
Parte submersa: 170m
Parte emersa: 130m
Altura da torre: 80m
Estacas: Penetram até  125m abaixo do fundo do mar
Peso total da plataforma (seca): cerca de 36.500 ton
Peso da jaqueta: 26.700 ton
Peso das estacas: 11.250 ton





Plataforma de concreto


Plataforma fixa de mexilhão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails