Pesquise no Unipeg

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Tecnólogos, uma solução rápida para a indústria do petróleo

 Ontem saiu uma matéria muito interessante na Nicomex Notícias, que citava o Tecnólogo de petróleo  e gás como uma solução para suprir a demanda imediata da indústria do petróleo, e como é o foco do Unipeg, estou no dever de divulgar essa matéria e fazer com que debatamos esse assunto com mais seriedade.
A matéria fala desde a não aceitação do tecnólogo pela Petrobras até a absorção desse profissional por grandes empresas do setor, além de fazer uma análise genérica dos cursos de petróleo e gás nas regiões do estado do RJ, como no norte fluminense, onde o foco do curso é a exploração, e ainda dá uma pincelada no curso de tecnólogo da Estácio de Sá (onde estou cursando), que é mais generalizado, fazendo o aluno enxergar as mais diversas fases da cadeia de produção da indústria, desde a exploração até a distribuição ao consumidor final.

Segundo a Helga Bodftein, coordenadora nacional dos cursos de petróleo e gás da Estácio de Sá, os tecnólogos hoje estão ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento, e empresas grandes da área estão começando a usar esse profissional para suprir a falta de mão obra qualificada, pagando salários que chegam a R$3 mil, e com experiência indo a R$6mil, contudo Helga faz a ressalva que já sabemos, o tecnólogo contratado por essas empresas, não irá assumir a gestão ou controle de projetos, ele dará o suporte necessário aos projetos desenvolvidos.
A matéria é muito bem escrita e vocês podem acompanhá-la por completo clicando aqui

O que eu gostaria é que vocês discutissem essa matéria deixando comentários aqui no post, e no chat aí no começo do blog, questionem, afinal já que estão absorvendo os tecnólogos para suprir a demanda imediata, por que vemos muitos tecnólogos fora do mercado?

Por quê a Petrobras não nos contrata, já que empresas como Halliburton, FMC, UTC, Odebrecht, além de contratar, dispões de planos de carreiras específicos para tecnólogos?

Afinal, as universidades não estão planejando bem suas grades? Por quê muitos tecnólogos se formam e não conseguem nada?

Questionem isso junto aos seus colegas, amigos, professores e coordenadores na sua faculdade. A indústria está se desenvolvendo, as oportunidades surgindo, e nós estamos ganhando nosso espaço, mas precisamos de mais, questionem a si mesmos se estão realmente levando o curso de tecnólogo de petróleo e gás a sério ou se apenas acham que é só um diploma de nível superior que você ganhará em 2 anos e meio, e por isso não tem que se preocupar com nada.

As oportunidades estão aí, qualifiquem-se para que elas cheguem até vocês.



Gostou  do post? Quer dar sugestões de temas para o blog ou de materiais? Deixe seu comentário abaixo.

E não deixe de participar do chat do blog, está no começo da página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails