Pesquise no Unipeg

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Canal offshore – Plataformas / Plataforma SSP


Sevan Stabilized Plataform, esse é o nome das “novas” plataformas de produção encontradas no mercado offshore, novas em termos pois essa unidade de produção já começou a ser pensada em 2001, para alguns anos depois começar a funcionar efetivamente.
Mas o que há de tão especial nessa plataforma? Pois é exatamente isso que está  na imagem ao lado, ela é redonda, o que reduz e muito os esforços sofridos por ações de ondas, ventos e correntes marítimas, se compararmos com um FPSO por exemplo.
A plataforma SSP leva esse nome pois a empresa fabricante da plataforma chama-se Sevan Marine (daí  o nome Sevan Stabilized Platform).
E adivinhem quem foi o primeiro país a contratar esse tipo de plataforma? Claro, o Brasil. A primeira SSP em operação foi a SSP Piranema, que ficou alocada na bacia de Sergipe-Alagoas, e veio do estaleiro Yantai Raffles, na China.

A SSP Piranema foi feita para trabalhar em lâmina d’água de 1200m a 1600m, e tem a capacidade de produção de 30mill barris de óleo por dia e uma capacidade de estocagem de 300 mil barris de óleo por dia..
Com cerca de 11 mil toneladas e diâmetro variando entre 60 e 68m, esse é o modelo de plataforma mais moderno hoje em dia no que diz de respeito a produção e estocagem de óleo, tendo ainda projetos de SSP com capacidade para estocar 1 milhão de barris.


Clique aqui para assistir um vídeo explicativo sobre a SSP


SSP Piranema sendo rebocada

Um comentário:

 
Related Posts with Thumbnails