Hoje pela manhã me deparei com uma notícia muito triste. Após o acidente com a plataforma Deepwater Horizon que ficou caracterizado como o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, outra plataforma explodiu no Golfo do México, esta operada pela Mariner Energy.
De acordo com a BBC Brasil, o acidente não ocasionou vazamento de petróleo e não apresentou acidentes graves – apenas um dos funcionários apresentou ferimentos leves.
Uma das respostas para o aumento de acidentes é o número cada vez maior de plataformas operando em todo planeta.
Quando acontecem catástrofes como esta, é muito comum ouvir de pessoas que não são da área dizerem estas plataformas não tem segurança? Então por que acidentes como estes ainda acontecem?
Vale lembrar que a prevenção não significa que o risco será anulado. Como já foi dito em outro artigo aqui no Espaço Eco Oil, o risco sempre está presente. O que as pessoas responsáveis pela gestão do SMS fazem é avaliar, qualificar, quantificar, monitorar e treinar funcionários para que se evite isso.
É o que acontece com os nossos veículos. Precisamos sempre estar atentos as funções básicas do carro, como a troca de óleo, calibragem e até mesmo a qualidade das paletas para que algo pior não aconteça. Mantendo o carro sempre conservado, a probabilidade de que ocorra um problema grave é bem menor, mas isso não quer dizer que não possa acontecer, não é mesmo? A idéia é a mesma.
Talvez os senhores estejam confundindo risco com perigo, o que é perfeitamente normal. O perigo pode ser anulado. O risco, porém, não pode. Mas isso já é assunto para um próximo encontro...
Atenciosamente,
Leonardo D. Q. Motta
Estudante do 5º período do curso de Tecnólogo em Petróleo e Gás,
Perito Ambiental e Assistente de SMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário