Pesquise no Unipeg

Carregando...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Refino de petróleo - Destilação a vácuo


Hoje falando de um outro processo de separação existente na refinaria, é a destilação a vácuo.

O processo de destilação a vácuo tem por objetivo obter cortes básicos de lubrificantes a partir da destilação de resíduo atmosférico.
Os principais cortes de lubrificantes  obtidos através desse processo são o Spindle, neutro leve, neutro médio e neutro pesado.
Uma característica importante desse processo é que ele apresenta duas torres de destilação, para obter uma melhor separação entre os cortes.
A importância dessa segunda torre de destilação a vácuo é recuperar o restante do neutro pesado do resíduo a vácuo primário, e além disso pode-se obter outra corrente residual, o slop cut, concentrando o RAV secundário para se obter na desparafinação a propano (veremos na semana que vem) o Cylinder Stock.


Para facilitar a vaporização do resíduo e evitar a deposição de coque, tanto nos fornos quanto nos fundos da torres, é usado injeção de vapor de baixa pressão superaquecido.

As faixas de viscosidade de cada corte dos óleos lubrificantes básicos destilados vocês vêem na tabela a seguir.

Gostou do post? Quer dar sugestões de temas para o blog ou de materiais? Deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para mim. 


Acesse a comunidade do Unipeg no Orkut, para saber de oportunidades de emprego e estágio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails