Pesquise no Unipeg

quinta-feira, 15 de abril de 2010

História do petróleo - Monteiro Lobato


Boa noite galera,



Estou em semana de prova na faculdade e por isso não estou tendo muito tempo para postar matérias  aqui no Unipeg, mas hoje trago uma matéria que achei muito interessante, e tenho certeza que muitos disconhecem.
Trata-se de Monteiro Lobato, isso mesmo, o criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo, tem importância fundamental na história e desenvolvimento da indústria petrolífera no Brasil.
Monteiro Lobato sempre foi um homem que lutava pelos seus ideais políticos e buscava sempre o desenvolvimento da sociedade brasileira, e na indústria do petróleo ele encontrou a chance de lutar por melhores condições para o povo brasileiro.
Monteiro Lobato teve papel importante na implantação da Companhia de Petróleo do Brasil, e após isso chegou a fundar várias empresas para a perfuração de poços de petróleo, como a Companhia de Petróleo Nacional, a Companhia de Petrolífera Brasileira , a Companhia de Petróleo Cruzeiro do Sul e a maior de todas na época, a Companhia Matogrossense de Petróleo (fundada em 1938), que tinha por finalidade perfurar próximo a fronteira com a Bolívia. Mas como a indústria do petróleo está entranhada com a política suja que presenciamos dia a dia, essas companhias criadas por Monteiro Lobato acabaram por prejudicar muita gente importante no meio da política, fora as grandes empresas estrangeiras que sempre tiveram olhos nas nossas reservas de petróleo.
A partir desse ponto, Monteiro Lobato começou a travar conflitos políticos com adversários poderosos, os que afirmavam na época que no Brasil não havia petróleo e hoje são um  dos maiores exploradores de petróleo no mundo.
Por vário anos Lobato se dedicou apenas ao seu ideal na indústria do petróleo, mas como era boicotado por oligarquias políticas e empresas de capital estrangeiro, estava ficando pobre, e buscava se manter com suas obras infantis.
Lobato falava publicamente de seus ideais na indústria do petróleo e dos benefícios que isso traria para a população, chegou a falar em alguns de seus livros infantis, e tentou promover um dossiê na academia paulista de letras, que teve esgotamento do livro que dizia que o governo não perfurava poços de petróleo e não deixava perfurar. Tanto estardalhaço fez com que Getúlio Vargas mandasse retirar todas as cópias de circulação.
Dentre os fatos mais marcantes da história de Monteiro Lobato, está sua prisão, na qual foi acusado de tentar desmoralizar o Conselho Nacional do Petróleo, que era presidido na época pelo general Horta Barbosa, que foi o grande responsável pela prisão de Lobato no presídio Tiradentes, ironicamente foi general Horta um dos grandes líderes nacionalistas na Campanha do Petróleo, e diria até sarcasticamente seguindo os mesmos ideais de Monteiro Lobato. 
Curiosamente o petróleo no Brasil foi encontrado pioneiramente em um local chamado Lobato em 1939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails