Pesquise no Unipeg

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pólo Norte e suas potenciais reservas de petróleo


Quem imaginaria, um lugar quase que inabitável e de tão difícil acesso, pode ter uma das maiores reservas de petróleo e gás do mundo. Como já sabemos o pólo norte vem sofrendo com o degelo já a alguns anos, não sei se pela teoria do aquecimento global, que foi "provada" como uma farsa ambientalista, ou por fases solares que ocorrem a cada época geológica diferente, o fato é que o Pólo norte está derretendo, e ao que parece o governo americano, canadense, até o próprio mundo mesmo não está "ligando" muito para isso.
Mas por que não estamos cuidando de um bem natural dessa magnitude com deveríamos fazer, resposta fácil, estima-se que o Pólo Norte tenha cerca de 25% das reservas de petróleo de todo o planeta, isso em barris representa aproximadamente 500 bilhões de barris, que é petróleo pra caramba.
Mas como nem tudo são flores, os custos operacionais para a exploração e explotação de petróleo em um lugar como esse é muito complicado e difícil, pois além das camadas de gelo, tem o problema da distância, afinal de contas, no Pólo Norte não deve ter muitos hotéis e pousadas para os empregados das empresas operadoras não é? Fora o problema da navegação nesse tipo de água congelada, e um dos piores problemas operacionais, como fazer os equipamentos resistirem aos -50º  que faz no Pólo Norte.
Só para vocês terem uma noção, na Sibéria, que é tão fria quanto o Pólo Norte, e distante dos pontos de processamento e distribuição, foram gastos mais de 11 bilhões de dólares para a construção de 4 mil km de dutos para escoar a produção, só o investimento dessa obra já é capaz de encarecer o produto final em 10 dólares.
Outro dado importante, é a comparação dos investimentos para produção de petróleo no Pólo Norte com relação ao resto do mundo, só em comparação com a Arábia Saudita, o investimento no Pólo Norte é 10 vezes  mais caro.
Há alguns lugares inóspitos tanto quando o Pólo Norte, e com reservas muito grandes, fatos que ainda farão com que  o petróleo seja nossa matriz energética por um longo tempo.

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails