Pesquise no Unipeg

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Procura-se inspetores de dutos

O mercado de óleo e gás é mesmo um grande empregador de mão de obra qualificada, com todos os projetos que estão saindo das gavetas e os tantos que estão sendo elaborados por causa do pré-sal, muitas carreiras estão voltando a ter um crescimento, e aumentando a procura por profissionais cada vez mais especializados, e o inspetor de dutos é um deles.
Com os projetos de implantação de novos oleodutos e gasodutos, o setor está crescendo aceleradamente e o inspetor de dutos nunca foi tão procurado como antes.
Hoje falta cerca de 50% de mão de obra qualificada nesse segmento da indústria do petróleo, o salário é bem atrativo, girando em torno de R$6 mil e para quem tem a formação na área de soldagem essas cifras podem pular quase que o dobro, chegando a R$11 mil. Mas não pense que uma carreira tão bem remunerada e visada é tão simples assim de se entrar. A qualificação na inspeção de dutos, prevê que o aluno do curso tenha 6 meses de experiência em projetos de dutos antes de pegar o certificado de inspetor, sendo que os cursos que dão tal certificação tem que ser autorizados pela Petrobras. Além disso é necessário que o aluno do curso de inspeção de dutos tenha formação técnica ou tecnológica ( inclui tecnólogos em petróleo e gás) ou mesmo nível superior de engenharia nas seguintes modalidades: mecânica, civil, edificações, naval, metalurgia, soldagem, estradas, agrimensura, elétrica, eletrônica, mecatrônica ou telecomunicações, com comprovação e carteira definitiva do CREA.


Para vocês terem uma idéia, a demanda na área de dutos é tanta que a PUC-RJ colocou em sua grade de graduações esse ano, o curso de engenharia de dutos, com o objetivo de formar especialistas para atuarem na modalidade de transporte dutoviário de petróleo e gás.


Duas instituições que sei que tem esse curso, e são bem conceituadas no mercado: CETRE que tem localiação em SP, e a FBTS.


Espero que tenham gostado da dica, e quem resolver se informar mais a respeito e procurar fazer o curso, que tenha uma boa sorte


Fonte: Nicomex Notícias

25 comentários:

  1. Ola, gostaria de informar que ministro o curso de inspetor de Dutos N1 e Solda N1 na região de Campinas, quem estiver interessado entrar em contato pelo e-mail wilson.visachi@terra.com.br ou visite meu blog - dutostreinamento.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson, Boa Tarde. qual o curso mais pratico e rápido para tirar o Crea? tenho curso de Eletronica maas não é aceito,Grato

      Excluir
  2. Bom Dia a Todos!
    Estou iniciando minhas atividades na área de inspetor de dutos, realizei treinamento no CETRE e concluido em set/2010. Ainda não possuo a qualificação, busco oportunidade no segmento para esta nova fase profissional!
    Contatos:
    gustavoalmeida211170@hotmail.com ou SKYPE: gustavoalmeida211170

    Obrigado e valeu pelo espaço, o blog é muito interessante!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos!!

    Sou formada em Engenharia Química e gostaria de saber se posso fazer o curso para inspetor de dutos para ingressar nesta área em que não possuo experiência. Obrigada e abraços, Lisa (lisacaroline@bol.com.br).

    ResponderExcluir
  4. Sou Inspetor de Dutos qualificado e estou em busca de mais uma oportunidade de trabalho, tenho experiência na área.
    Marcos da Silva Amorim
    Inspetor de Dutos Terrestres N1 - IDCM 1856
    (32)99227661

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou Alexandre Falseth, realizei o curso de inspetor de dutos terrestres pela FBTS e estou na busca por uma oportunidade de trabalho para obter a qualificação, contatos: (21)78632829, (21)38900141, afalseth@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, eu fiz esse curso de N1 de Dutos, tenho a experiência mas fui dar entrada com o meu CREA de Tecnólogo mas a FBTS nao aceitou e nessa matéria é citado como se fosse aceito, queria se enclarecido se isso é uma norma nova. Obrigado. (franciscoljunior@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia a Todos!
    Meu nome é Vanderlei e também estou iniciando minhas atividades na área de inspetor de dutos, após 22 anos voltado a usinagem, realizei treinamento no TS cursos (SJC-SP) e concluido em set/2010. Ainda não possuo a qualificação, busco oportunidade no segmento para esta nova fase profissional!
    Contatos: vanribe@hotmail.com
    Excelente site principalmente para quem está iniciando neste ramo, Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite sou José Pedro Garcia moro em Mossoró, sou inspetor de Dutos NI qualificado,desde de 1998. atuou,em todas as areas do duto,desde o ínicio da obra ao final, estou a procura de emprego, qualquer localização do Brasil, se interessarem entre em contato comigo através dos telefones:(84) 96070108 ou (82)96416739 agradeço a compreensão, ou pelo meu email josepedroinspetor@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Mentira....tá todo mundo parado.....

    ResponderExcluir
  10. quanto o candidato gasta para passar na prova de n1 de sola R4 30.000,00

    ResponderExcluir
  11. quanto tempo demora o processo de qualificação
    de inspetor de solda pela fbts, entre aprovação e reprovação das materias, uns 4 anos?
    É verdade que a diaria de treinamento de IS N1 é de 500 reais por dia.

    ResponderExcluir
  12. Sou inspetor de dutos qualificado deste janeiro de 2010 e até hoje não conseguir trabalho, assim como meus colegas que se qualificaram junto comigo ninguém conseguiu trabalho até hoje.

    ResponderExcluir
  13. http://pipelinebrasil.blogspot.com/

    Blog com artigos de novas tecnologias, obras e informações sobre dutos no Brasil e no Mundo.

    Jaques Favero
    Insp. Dutos
    (19) 8176-9857

    ResponderExcluir
  14. GENTE CHEGA DE TANTA MENTIRA, INSP.DE DUTOS ESTÃO PASSANDO FOME,NÃO HÁ OBRA DE DUTO PELA PETROBRAS ,AS OBRAS DE DUTOS Q ESTÃO AI SAO OBRAS DE EMPRESAS PARTICULARES,SENHORES CALOUROS A INSP.DE DUTOS SAEAM DESSA Q É TUDO FURADA O MERCADO NÃO TEM AREA SUFICIENTE PRA TODA ESSA GENTE.

    ResponderExcluir
  15. Concordo totalmente com o Anônimo. dona dilma mente descaradamente e não assina liberação nenhuma p/ obra de dutos. Enquanto Eike batista consegue toda liçenca p/ desmatar qualquer quantidade de área ambiental, , tirando moradores locais de suas casas(como em Itaguaí-RJ, está acabando com morros inteiros de matas), fazendo coisas irregulares com pagamento de propinas a órgão do governo. Chega de sermos falsos patriotas efaçamos alguma revolta pra acabar com essa frase: Brasil país de todos", só se for de todos os gringos que vem pra cá explorar mão de obras e acabar com nossa terra com a desculpa de gerar emprego e tecnologia. sou insp. de dutos qualificados há 2 anos e não arrumei emprego ainda, é uma panela imensa. e esse CETRE é uma farsa uma máfia e ninguem faz nada!!! chegaaaaa

    ResponderExcluir
  16. isso mesmo!!! saiam dessa ilusão. a FBTS tb não fiscaliza nada, só sabe comer dinheiro dos inspetores, ninguém diz que pra entrar na área tem que ter experiência o quem indique pra vc pegar experiência depois, senão é dinheiro jogado fora meus amigos. Os salários que colocam em propaganda tb é pura mentira, coisa de 12, 15mil. com a baixa de obra tem empresa explorando e superfaturando seus lucros em cima dos inspetores, pagando bem abaixo do mercado e cobrando das contratante um valor alto. e outra coisa, onde já se viu um inp. de dutos ser exigido curso técnico, experiência, trabalha mais e ganha menos que um insp. de solda que não precisa nada só se qualificar e ter 2ºgrau. faça-me um favor dona FBTS, e quem que regulariza teto salarial dos inspetores???? estamos a mercê de qualquer um , sou insp. de dutos , qualificado dentre os quase 3100 que existem desempregados dos quase 4000 qualificados.

    ResponderExcluir
  17. Isso é uma vergonha,os que são qualificado não conseguem emprego,imagina os que ainda não se qualificaram e pagaram um absurdo pelo o curso que não é barato,DINHEIRO JOGADO FORA,é uma vergonha,um PAIS que os governantes não dá valor aos seus Cidadões,os vem de fora são mais valorizados.

    ResponderExcluir
  18. Realmente estou qualificado a 6 meses e não conseguir nada, e veja só; trabalho na área de construção e montagem. Imagine quem não trabalha!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia! Sou inspetor de dutos qualificado (IDCM 1726), mas meu nome esta fora do sistema por falta de pagamento das anuidades. Estou a procura de oportunidades nas area de gasoduto. Tenho experiencia em todas as atividades relacionadas a montagem de gasodutos, mas estou a um ano fora do mercado. Qualquer opotunidade aguardo contato: luizfernando.carvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Eu tenho o curso de Inspetor de Dutos N1, e estou cursando Técnico mecânica Industrial, se alguém pode me indicar algumas empresas fico agradecido !

    Email : romario.olegario@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. o mercado é fechado, quem não tem um QI forte infelizmente não entra essa é a verdade nua e crua que nenhum cursinho diz. André direto ao ponto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade andre,tenho um primo que nunca fez curso algum era encanador e o tio que é forte promoveu a ins de tubulação 11mil mes

      Excluir
  22. Edson Alves ,Fiz o curso de inspetor de Dutos nivel l e curso de Eletroeletronica tirei o CREA e não consegui me qualificar, gostaria de saber porque não aceitam eletroeletronica e aceitam Técnico em eletrônica, eu não entendo.
    Alguem pode me explicar?

    ResponderExcluir
  23. Sou inspetor de Dutos IDCM 2182 N1 / CREA 49380TD, estou em busca de uma nova oportunidade de emprego.
    Contatos: (71) 9628-6504 / 9172-1423
    E-mail: patresefreitas@gmail.com

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails