Pesquise no Unipeg

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Como o tecnólogo está sendo visto no mercado?








Você tecnólogo sabe como sua profissão está sendo vista no mercado? Sabe quanto um tecnólogo está ganhando? Sabe onde estão as melhores oportunidades?
O Unipeg, agora mostra tudo isso a você, e vai te ajudar a dar esse passo que falta a muitos dos estudantes e tecnólogos já fomados,  a qualificação

Há quem diga que os tecnólogos não tem espaço no mercado, que eles são mal vistos, que as empresas não os contratam porque a Petrobras não contrata, na verdade isso é uma grande balela.
Vejam, o mercado de petróleo e gás, é um dos mercados, senão o mercado mais exigente para se trabalhar hoje em dia, por ser um mercado totalmente globalizado, nada mais justo do que se falar o idioma da globalização e do capitalismo não? Isso mesmo, o inglês é requisito básico no mercado de petróleo e gás, e não é o inglês que vc aprendeu na escola, onde você tirava 10, é inglês no mínimo fluente, daí a importância de se fazer um curso de inglês, é quase tão essencial quanto fazer uma faculdade que seja ligada a indústria de petróleo e gás.
Em breve estarei postando algumas dicas de sites e material para quem não tem a possibilidade financeira de fazer um curso.

Vimos o 1º ponto, o inglês, agora o 2º ponto, a qualificação. Como vimos na coluna "Opnião de quem sabe", com as observações do Ricardo França e do Antonio Jorge, pudemos ver que as oportunidades surgem sim, mas nós devemos estar preparados para elas, e isso significa qualificação, pois só a faculdade não basta, é necessário que dentro do curso de petróleo e gás, você identifique a área que você mais gosta, que tenha mais facilidade de aprendizado, isso deve ser levado em consideração, pois quem faz o que gosta, faz bem, e quem faz bem, ganha bem.
O grande barato do curso de tecnologia em petróleo e gás, é que você pode ver toda a cadeia produtiva da indústria, para muitos isso é ruim, pois não te dá o foco necessário em algum segmento da indústria, mas aí que está a deixa para essa qualificação que tanto os profissionais falam, com a possibilidade de observar todos os segmentos da indústria, seja petroquímica, exploração, logística, dentre outras, você pode dentro dessa perspectiva buscar a sua qualificação. Como? Simples, após você identificar a área que mais gosta, busque fazer cursos de extensão bem qualificados que vão agregar valor ao seu currículo, sem falar que já irá te dar uma idéia de pós-graduação.

O mercado tem vagas, inclusive para os tecnólogos, apesar de ser um mercado ainda fechado, você pode fazer parte dele, basta ter foco nos seus objetivos, entender que mesmo que você seja o melhor aluno da classe, mas que só com a faculdade você não irá muito longe, e partindo disso, buscar se qualificar, e nunca, mas nunca deixar o inglês para depois da faculdade.

Se a sua situação financeira não permitir você fazer tudo isso de uma vez, faça o inglês, sem nem pensar duas vezes, pois além de ser muito bem visto no mercado de petróleo e gás, é bem visto em outros segmentos, e te deixará mais valorizado no mercado.

Abaixo segue uma planilha do CREA-RJ, adquirida pelo meu amigo Victor Alves, idealizador do Tecnopeg. Essa planilha mostra os salários mínimos dos tecnólogos e engenheiros, de acordo com a jornada de trabalho, ela é definida pela  Lei nº 4950-A/66.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails