Pesquise no Unipeg

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Tecnólogos e a Petrobras




Eis a empresa dos sonhos de 9 a cada 10 profissionais da indústria do petróleo no Brasil, a Petrobras, a 9º maior empresa do mundo tratando-se de preço de mercado (passou o Google na última avaliação), a maior do Brasil, e com planos de carreiras e benefícios de dar inveja a muitas multinacionais estrangeiras, além de dar a tão sonhada estabilidade do funcionalismo público.
Mas como nem tudo são flores não é mesmo, a Petrobras ainda não aceita no seu quadro de funcionários profissionais com licenciaturas e os tão "discriminados" tecnólogos... Discriminados???

Para entender melhor o motivo da Petrobras não contratar tecnólogos para seu quadro de funcionários, eu entrei em contato com  Arlindo Charbel, professor universitário, um dos pioneiros no curso de tecnologia em petróleo e gás e também consultor da ONIP, para vermos sua opinião.





Só umaobservação, até 2013 a Petrobras pretende contratar por meio de concursos 9.000 pessoas, quem sabe até 2013 esse paradigma sobre os tecnólogos já nao tenha sido quebrado.

Gostou do Unipeg? Então adicione aos seus favoritos.

Um comentário:

  1. Infelicíssimo comentário do Sr. Charbel acerca dos engenheiros serem "completamente formados" em relação aos tecnólogos. Os tecnólogos são profissionais especializados, enquanto os engenheiros são generalistas. Não quer dizer que uma carreira é melhor que a outra, mas são enfoques diferentes. Na prática, a Petrobras transforma os engenheiros em tecnólogos em sua Universidade Petrobras (UP), por conta da falta de aplicabilidade ("teorebas")das grades defasadas dos cursos de Engenharia. Acerca das empresas fornecedoras, o Sr. Charbel está deveras desatualizado, pois os tecnólogos são muito bem aceitos no mercado de Petróleo e Gás e engenheiros são até preteridos, exatamente por conta da defasagem das grades curriculares desses.

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails