Pesquise no Unipeg

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Opinião de quem sabe - Arlindo Charbel, consultor da ONIP



Mais uma vez trago a opinião de um profissional do mercado de petróleo e gás sobre os profissionais de tecnologia em petróleo e gás (tecnólogos).
Dessa vez quem tem a palavra é o consultor da ONIP e prof. universitário Arlindo Charbel, que também possui uma coluna no globo online, onde responde as mais variadas perguntas referentes ao assunto petróleo e gás.

Prof Arlindo dá sua opnião e também fala qual o melhor setor da cadeia produtiva do petróleo que o tecnólogo se encaixa hoje com mais possibilidades de absorção e crescimento.

"Desde os anos 90, este setor tem concentrado dois terços dos investimentos, no Brasil e no mundo. A capacidade de refino não sofreu grande desenvolvimento, ao contrário do setor de produção de petróleo. Ou seja, as necessidades estão em linha com os investimentos. Com a modificação institucional no setor petróleo (Lei 9478/97), e os leilões promovidos pela ANP, assim como pela recente aceleração dos investimentos da Petrobras, houve grande demanda por pessoas especializadas. Deste modo, além de criação de cursos de engenharia de petróleo (com ênfase no upstream, onde estavam os investimentos) também foi aberto espaço para incentivo aos cursos de tecnólogos, muito utilizados na Europa. Fato importante para a concentração no upstream é o fato das descobertas terem se concentrado na Bacia de Campos, a princípio, e agora nas bacias contiguas (Espírito Santo e Santos). Ou seja, os investimentos estão localizadas numa mesma região, facilitando a formação e concentrando as oportunidades. Isto é diferente do que acontece no Downstream, onde teremos refinarias no Rio de Janeiro, Pernanbuco, Ceará e Maranhão, sem contar que a obra dos dutos é itinerante."

Em outras palavras, o melhor caminho para o tecnólogo em petróleo e gás hoje é o upstream...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails