Pesquise no Unipeg

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Fundamentos de Engenharia de Petróleo





 Hoje trago a vocês um dos livros mais procurados pelos estudantes de engenharia de petróleo: Fundamentos de engenharia de petróleo.
Esse livro, escrito por funcionários da Petrobras, aborda toda o processo de exploração e explotação de petróleo e gás, mostrando desde as formas de se detectar a presença de petróleo na rocha porosa, até os tipos de maquinarias existentes nos processos.
Um ótimo livro que vale a pena ficar na mesinha de cabeceira de qualquer tecnólogo.



                                                                 
                                                                   





 Gostou do Unipeg? Então adicione aos seus favoritos.

4 comentários:

  1. Caro Sydney,

    Pergunta:
    Como as empresas vêem o tecnólogo em petróleo e gás hoje, e se há perspectivas de absorção desse
    profissional nas empresas?

    Essa pergunta é a que tem maior frequência no mundo do Setor Petrolífero por parte dos Tecnólogos.

    Como o mercado vê o Tecnólogo?

    Respondo invertendo a pergunta a você.

    Porque eu contrataria um tecnólogo?

    Curso de 2,5 anos. Não tem disciplinas de Cálculos e derivadas. Não tem Física I,II,III e IV que tratam da mecânica e leis que regem diferentes fenômenos na industria de petróleo. Disciplinas técnicas como completação, produção, refino, processos com carga horária menor para atender o prazo de 2,5 anos.

    Não tem tem prática laboratorial de verdade, conjunto de Experimentos avançados que qualquer curso técnico de média qualidade possui.

    Petróleo é Química Orgânica e fenômenos de transformação da matéria, processos físico-químicos. Exige muito raciocínio matemático e física e o domínio da solução de problemas.

    Domínio do MS. Excel avançado, software Matemáticos, modelagem e leitura técnica em inglês, no mínimo. Enfim, um conjunto de "conhecimentos científicos e práticos" que o mercado exige como "base", pois só se aprende de verdade no mundo do Trabalho.

    continua no próximos post...

    ResponderExcluir
  2. CONTINUAÇÃO:
    Pergunta:

    Delicada questão!

    Tem mais um ponto. No passado recente o curso de tecnólogo tinha umm perfil de administração e gestão. Putz! O "cara" que bolou isso surtou, pois era mais fácil montar um curso de tecnologia que não precisa ser de tecnologia. Só que as empresas querem um cara de operação e não somente de escritório já tinham um Adm - Técnico de Administração de Empresas. Podiam até contratar uma secretária, linda e inteligente, bilingue com formação tecnicista.

    Por falar nisso acho péssimo um Tecno. P&G ter registo no CRA. Mais um motivo para distanciar da tecnologia.

    Pergunto de novo? Será que existem outros profissionais similares no mercado que são atrativos às empresas? Será que um Técnico de Petróleo e Gás pode suprir a demanda técnológica de petróleo?

    No entanto, o técnico é nível médio, não teve a oportunidade de estudar disciplinas de gestão, integração da cadeia, conceitos de projetos e administração que os Tecnológos "viram".

    Sei que tem um curso no Rio de Janeiro de Tecnologia de Petróleo que a ênfase é apenas Técnica! Não sei qual, mas será mesmo que em 2,5 anos pode estudar tecnologia sem ter 4 Físicas, 4 Cálculos, Processos e Química. "Fala sério!!!!!!". Mas a base é o que importa, não é.

    E os engenheiros de Petróleo? Será que há conflito de áreas com tecnólogo? Não, não há? O engenheiro oriundo de uma escola de boa qualidade, tem práticas de laborátorio, visitas as empresas, professores que ministram aulas com diferentes programas do mercado empresarial, tem conexão com direta com Schlumberger, Halliburton, Statoil, SPE, IBP, ENI, Queiroz Galvão, entre outras. Ou seja, saem com uma qualidade conceitual sólida para disputar o mercado de engenharia de petróleo, seja em projetos de exploração
    e produção.

    Olha que interessante! No momento que lhe encrevo este post, uma aluna de engenharia me ligou para tirar uma dúvida simples. Ela não sabia como usar um dado básico em uma pesquisa, pois não teve a base necessária em sala de aula, em rzão da péssima qualidade do professor ou do programa de ensino, ou mesmo da aluna. Ou seja, é quase engenheira e ainda tem dúvidas básicas.

    Bem vou ser direto! Estou sem tempo agora.

    O mercado quer qualquer tipo de profissional que dê RESULTADOS. Tem de parecer que é bom e provar que é bom e rentável para os negócios. Quer os melhores profissionais. Provedores de soluções efetivas e com a dinâmica necessárias para atender o negócio.


    Conheço vários tecnológos bons e empregados, mas eles fizeram a diferença. Estudaram e pesquisam. Planejam a carreira e sabem, que em 2,5 anos é difícil ter uma formação básica SÓLIDA.

    Conheço vários engenheiros muito fracos, mas os de escolas tradicionais possuem uma base que os fazem atingir nível de supervisão e gerencial rapidamente. Os formados por escolas deficientes foram ou são taxistas na década de 80 e 90 do século passado.

    Também conheço muitos técnicos bons, sobretudo das melhores escolas. Não conheço neste 20 anos de mercados técnicos ruins, pois eles não entram nas empresas. Este é o cenário do mercado.

    ResponderExcluir
  3. Continuação:
    Voltando a pergunta resposta.

    As empresas selecionam os melhores e cabe a cada profissional, independente da formação, ESTAR PREPARADO PARA as OPORTUNIDADES. No entanto deve fazer aparece-las.

    O mercado de alta tecnologia não contrata tecnológos. O mercado de prestação de serviços já contrata muito, principalmente para os serviços de empresas terceirizadas. Hoje existem dezenas e centernas de projetos do 3o Setor de petróleo, e cresce a cada dia.

    Quanto ao setor de P&D, existem poucas oportunidades para os tecnológos, é um fato.

    A última pergunta.
    Por que criaram o curso de tecnologia?

    Simples o motivo. Alto custo dos cursos de Nível Superior de 5 anos e outras Profissões. No governo do FHC, com essa onda de neoliberalismo tinha de enxugar a máquina administrativa. 5 Anos de curso é muito tempo e alto custo para o estado. Pense que 5 anos é o mínimo, na verdade é em 6 a 7 anos.

    "Vamos favorecer a criação de cursos rápidos para a iniciativa privada e ao mesmo tempo reduzir o investimento em educação. Disse a equipe de Educação do nosso sociólogo FHC. O interessante que é o único sociólogo rico no país. Isto atende aos interesses dos países desenvolvidos. Formação mais operacional que científica.

    O mercado é dinâmica e existe espaço para todos.

    Ops! Apenas para os melhores.

    Com a mão-de-obra cultiva-se a dependênciaciência e com a ciência constroi-se a indempendência.

    ASSI. ex.engenheiro, e atual taxista desempregado

    ResponderExcluir
  4. Sou tecnólogo formado pelo Cefet campos , fiz cálculo 1 e 2 , fisica 1 e fisica 3, tecnólogos formados na rede federal estudam cálculo e a duração do curso são 3 anos!Tem vários cursos de tecnólogo de petróleo diferentes um do outro, depende muito da instituição de ensino.

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails