Pesquise no Unipeg

sábado, 30 de janeiro de 2010

A importância do Networking em sua carreira profissional



Networking, essa palavrinha em inglês pode ser a chave da porta de entrada da sua carreira profissional.
Mas o que é networking? Networking nada mais é do que você criar e manter uma rede de relacionamentos na sua vida profissional, e se isso for feito da maneira correta pode lhe trazer muitos benefícios.
No mundo petrolífero esse termo é essencial, pois segundo alguns especialistas, a maioria das pessoas são contratadas ou recolocadas no mercado graças ao networking.

O networking feito de forma correta não serve somente para você conseguir uma boa colocação no mercado, o networking serve para os recrutadores saberem quais os melhores candidatos à vaga disponível, para troca de informações sobre outras empresas, enfim, são muitos benefícios que o networking pode trazer.

Vamos ver agora alguns passos para você aprimorar seu networking.

Não seja interesseiro, seja interessante

Muitas pessoas confundem o networking com interesse, e começam a mandar currículos para pessoas que acabaram de conhecer, questionam para saber as vagas que estão surgindo na empresa, e isso acaba causando até um desconforto por parte da pessoa que está recebendo isso.
Você deve ser sincero e ético acima de tudo, busque contatos com as pessoas, com os profissionais da área, não tenha medo, isso é muito importante, mas mostre que você está realmente interessado no seu curso, na empresa do seu contato, seja simpático e procure o máximo de informações sobre assuntos relevantes ao seu curso, tire dúvidas sobre temas, pois muitas dessas pessoas são professores e é muito legal para os professores ou qualquer pessoa, quando recebe um e-mail ou tem uma conversa sobre dúvidas acadêmicas ou de cursos que pode fazer, isso mostra que a pessoa que você está mantendo contato é importante para você, e para você se achar como profissional.

Perca a vergonha

Você tem as melhores notas da sua turma? Senta sempre lá na frente na hora da aula? Isso é ótimo, mas se você não mantém contato com as pessoas, com seus professores principalmente, isso não te agregará muito valor, mostre-se, tire dúvidas, participe das aulas principalmente.
Uma vez um professor meu disse uma frase que guardo até hoje, e de certa forma foi um dos impulsionadores da idéia do Unipeg. "Não adianta você ser bom, se você não parecer bom".

Mantenha sempre o respeito

Não falo apenas de ser simpático e educado com as pessoas, mas evite ficar tentando impor suas idéias a elas, e evite ligar para elas em horas livres, mande e-mails se responderem, mantenha contato, mas sem exageros, seja ético, e caso solicitem uma conversa telefônica ai sim, liguem.

Cultive seus contatos

Networking não é para ser feito na hora que lhe for conveniente ou você precisar, é algo para ser cultivado, afinal é um relacionamento não? Não há necessidade de todos os dias você entrar em contato, nem mandar e-mails por mandar, quando não se tem assunto, mas é bom você cultivar sua rede, e essa manutenção se faz necessária.

Evite fofocas

Falar mal de empresas, de outros profissionais, mesmo que estes mereçam algum dia ou por terem te faltado com o respeito, as outras pessoas não tem nada haver com isso, então lembre-se que fofocas e até um sacarsmo exagerado podem prejudicar seu networking, pois apesar de ser difícil construir um networking, destruí-lo é muito fácil.

Não se preocupem em buscar seus contatos, em tirar dúvidas, em se mostrar de certa forma, não se preocupem em parecer interesseiros, sigam esse passo a passo, pois o networking é bem visto e faz parte do jogo.

E não se esqueçam, networking não vale de nada sem qualificação profissional, de nada vai te servir ser amigo do presidente da Shell se você não for qualificado para ocupar um cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails