Pesquise no Unipeg

quarta-feira, 3 de março de 2010

Engenheiros vs. tecnólogos???



Boa noite pessoal, aproveitando o gancho da feira de petróleo e gás da Estácio que ocorrerá na semana que vem, e que certamente além de engenheiros de petróleo, irão sem dúvida tecnólogos, resolvi dar uma atenção especial ao assunto que tanto atormentam os tecnólogos em petróleo e gás, a disputa com os engenheiros no mercado de trabalho.
Vamos antes de mais nada analisar outros fatores que fazem o tecnólogo perder mercado, primeiro deles, é o fato de as faculdades formarem muito mais tecnólogos do que o mercado demanda de vagas,lógico que isso ocorre com qualquer profissão, sempre terá mais candidatos do que vagas, a grande diferença do tecnólogo para os outros, o engenheiro inclusive, é a falta de planejamento por parte das universidades e do governo, que formam os tecnólogos, mas não fazem um trabalho junto as empresas, para que o profissional seja reconhecido, e suas atribuições sejam bem definidas. Provavelmente vocês vão pensar, mas há palestras na minha faculdade, onde vão os profissionais da área e tudo, pois é mas só isso não é suficiente, vocês já foram ou tiveram notícia de uma feira de petróleo e gás em qualquer lugar que seja, específicamente para tecnólogos em petróleo e gás? Acredito que não, e é exatamente esse incentivo que falta.

Agora que já vimos o principal motivo, vamos analisar friamente essa disputa que ocorre entre esses profissionais. Um fato que ocorre hoje, é que há uma imensa horda de engenheiros sem emprego, e se formando mais a cada dia, e como não há tantas vagas assim para todos esses engenheiros, acaba ocorrendo que muitos deles acabam por ocupar o lugar que poderia ser de um tecnólogo, além do fato dos tecnólogos já entrarem numa disputa de vaga já se derrotando por estarem concorrendo com um engenheiro.  Há muitos tecnólogos competentes, e em grandes empresas hoje em dia, o que é preciso é o tecnólogo saber o seu lugar, e se tratando de atribuições na empresa, o tecnólogo é responsável por cargos de supervisão e gestão, ligados diretamente na execução de projetos, já o engenheiro é o gestor responsável pela elaboração do projeto que será executado pelo tecnólogo, o que acontece é exatamente o que disse, os tecnólogos não se preparam, e quando entram na disputa chegam se derrotando, o que faz com que a empresa opte por engenheiros em cargos que poderiam ser preenchidos perfeitamente por tecnólgos.
Portanto galera, é preciso acima de cursos complementares, de estudar finais e finais de semana, e de um diploma, é preciso auto-confiança de que vocês podem chegar longe, e fazer um trabalho tão bom quanto qualquer um.  
Qualifiquem-se, e busquem se adequar ao mercado de petróleo e gás, se faça  interessante para o mercado, que certamente você terá o seu lugar ao sol.


5 comentários:

  1. Leonardo de Paula Nunes - Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Estácio de Sá - 7° Período5 de março de 2010 às 11:35

    Oi meu caro amigo Sydney, sinceramente eu discordo quando você diz "Agora que já vimos o principal motivo, vamos analisar friamente essa disputa que ocorre entre esses profissionais. Um fato que ocorre hoje, é que há uma imensa horda de engenheiros sem emprego, e se formando mais a cada dia, e como não há tantas vagas assim para todos esses engenheiros, acaba ocorrendo que muitos deles acabam por ocupar o lugar que poderia ser de um tecnólogo". Pelo contrário existem muito poucos Engenheiros, principalmente de Petróleo a cada ano no mercado de trabalho, existem muitas vagas e formam se poucos profissionais, o CREA deu uma palestra para nós engenheiros e nos passou a informação que faltam em média 100 mil Engenheiros de Petróleo por ano. Não dá para negar que se formam muitos Tecnólogos e por isso vocês tem uma concorrência maior, entretanto na Engenharia formam se poucos profissionais, por exemplo: falta 1 ano para eu me formar e minha turma tem 10 pessoas, até lá esse número tende a diminuir e se você for pensar que no 1 período eram 2 turmas de Engenharia de Petróleo com 67 pessoas cada e agora sobraram 10 pessoas dessas 134, você vai ter uma noção do porque de faltar tanto Engenheiro no Mercado, e assim é nas outra universidades também, eu tive a oportunidade de ver uma turma mais avançada que a minha com 6 pessoas. Um amigo meu da Petrobras me disse que a Petrobras só não faz um concurso de Engenheiro de Petróleo Junior com mais vagas porque as que têm já não são preenchidas, não tem gente suficiente. O problema é tão grande que muitas empresas trazem Engenheiros lá de fora para tentar suprir essa carência e também contratam outros tipos de Engenheiros e dão o treinamento para ele poder atuar como Engenheiro de Petróleo.

    E como você definiu muito bem, a área de atuação do Tecnólogo de Petróleo e do Engenheiro de Petróleo é diferente, por isso normalmente, não existe essa competição entre os dois profissionais.

    Agora é verdade que o Tecnólogo tem que mostrar mais a sua cara e brigar mais pelo seu espaço, pois além de ser uma profissão digamos assim nova, faltam mesmo essas iniciativas de eventos só de Tecnólogos.
    A Feira de Petróleo da Estácio foi criada para ajudar nessa relação aluno/empresa para mostrar as empresas que nós estamos lutando pelo nosso espaço, mostrar o trabalho da nossa universidade, promover possíveis parcerias e somar ao nosso conhecimento que vamos adquirindo na nossa formação acadêmica com as experiências de um profissional da área para consolidar a nossa formação. Você pode reparar, a iniciativa da Feira não foi da universidade, foi nossa, de 3 alunos da Engenharia de Petróleo e Gás e a Universidade aprovou e apoiou o evento. Apesar de a Feira ser criado por alunos de Engenharia você pode notar que o nome da Feira é Feira de Petróleo e Gás e não Feira de Engenharia de Petróleo e Gás, estamos pensando no Tecnólogo também e como eu falei uma vez, nós precisamos todos nos unir sem pensar: eu sou Tecnólogo e você é Engenheiro! Temos que nos unir sem diferenças para podermos buscar os nossos interesses, assim somos mais fortes, podemos conseguir mais coisas que trarão benefícios a ambos.

    Bom essa é minha opinião. Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Leonardo, antes de mais nada, muito obrigado por dar sua opiniao nesse assunto tao importante, ate pq vc e um futuro engenheiro de petroleo e a visao de um profissional da area de engenharia agrega muito nessa discussao. Logicamente nao sou o dono da verdade, e o intuito do Unipeg e justamente esse, tornar esse e outros assuntos que abordo aqui, em uma discussao e nao somente em uma expressao unica de opiniao por minha parte. Concordo que devemos nos unir sim Leonardo, engenheiros e tecnologos, a fatia do bolo e grande para todos, mas e verdade, o tecnologo precisa buscar seu espaco, precisar partir de nos mesmos, eu faco isso atraves do Unipeg, outros colegas atraves de seus blogs tbm, enfim, e uma discussao sadia e muito valida, e espero sempre ter opinioes diversas, seja concordando ou discordando, afinal, a graca disso sao as grandes discussoes e debates.

    Vlw leonardo, grande abraco

    ResponderExcluir
  3. olá queridos ...

    Concordo plenamento com Leonardo, e acrescentando que essa competição é desnessária, na verdade ela não existe. O que acontece é que o Engenheiro fica no lugar do Tecnólogo porque simplesmente existe preconceito por parte das Empresas, não é verdade que existe Engenheiro batendo cabeça. A Petrobrás não abriu vaga para Tecnólogo e não porque optaram por colocar Engenheiro no lugar, já que é concurso isso não tem lógica não é verdade ?! Agora aumentar essa competição será ruím para os Tecnólogos e não para os Engenheiros que já possuem seu lugar ao SOL ... Na verdade sou Engenheira de Petróleo e não me sinto ameaçada por ninguém, e vocês também não devem, pois todos temos a mesma capacidade, pois afinal, o sol nasce pra todos. Já ouvi diversas vezes os Tecnólogos falarem que possuem mas capacidade de atuar do que os Engenheiros, que existem muito Engenheiro mal preparado, primeiro: não tem como o Tecnólogo atuar no lugar do Engenheiro pois como vc mesmo explicou são cargos distintos, segundo: como existe Engenheiro mal preparado também pode existir Tecnólogo, porque não? Na verdade um assunto que já vem me esgotando é esse ... o dessa competição que alguém inventou e na verdade não existe. Galera existe lugar para todos, essa é a minha opinião, mas sinceramente, essa briga já foi longe demais e acredito que não irá acabar. Assim como nas Plataformas existe preconceito contra quem é concursado da Petrobras e quem é terceirizado ... uma imaturidade! Todo preconceito deve ser abolido, mas as vezes acho que o preconceito maior vem por parte dos Tecnólogos, já é o terceiro blog de TECNÓLOGO que vejo com esse assunto e nunca vi esse assunto em blog de engenharia ... pensem nisso!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com seu comentário, na verdade o intuito do Unipeg não é promover nenhum tipo de richa entre as classes, pois acredito que um pode complementar o trabalho do outro. O intuito do blog é mostrar a verdade e o que acontece na realidade do tecnólogo, como você mesma disse, é uma coisa que existe, e infelizmente, e concordo que os tecnólogos tem sua parcela de culpa, pois já saem da faculdade se derrotando por não conseguirem as mesmas oportunidades que engenheiros, e não conseguirão, pois são profissões distintas desde sua grade curricular.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal essa discussão de vcs e muito sadia, bacana saber que se pesquisarmos podemos encontrar tantas opçoes boas de mercado visto que nos meus 29 anos ainda busco uma qualificação que me de prazer. Espero que ainda não seje tarde pois trabalho em uma empresa de mineração sou formado apenas como tecnico. Mas atraves de conversas como as suas, vejo novas possibilidades de crescimento de outras maneiras espero que continuem e divulguem ainda mais isso. Ja que o mercado esta cada vez mais aquecido para aqueles que tem sede de conhecimento e força de vontade pra trabalhar em algo que traga satisfação que seje novo assim como essa nova formação que são os tecnologos que vem substituir nos tecnicos. essa concorrencia nos leva sempre a crescer cada um na sua.
    s.emprequeromais@hotmail.com

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails