Pesquise no Unipeg

quarta-feira, 17 de março de 2010

História da indústria do petróleo - John Rockfeller

 

Continuando a série sobre as figuras e os fatos marcantes na indústria do petróleo, não poderia deixar de falar dele que foi o homem mais rico da história do planeta, John Davison Rockfeller. Vamos ver a história desse homem que foi um dos maiores filantropos de sua época e 1º grande empresário da indústria do petróleo.


John Davison Rockefeller Nixon, nascido a 8 de Julho de 1839 em Richford, no estado de Nova Iorque, falecido em 1937, foi um homem de negócios norte-americano, um self-made-man, fundador da primeira companhia petrolífera norte americana, a Standard Oil (que falaremos na próxima semana). Um homem religioso (calvinista), foi também um importante filantropo do seu tempo.
Sua origem familiar foi modesta. A mãe era muito religiosa e inculcou nos filhos esse pendor. O pai,William Avery Rockefeller era caixeiro viajante e falso médico por vezes se ausentando indeterminadamente e deixando a familia passar dificuldades,dado essa incerteza os Rockefeller tinham pouco conforto. Na escola, John Rockefeller e os irmãos não aparecem na fotografia da classe por não terem roupas em bom estado. Foi bom aluno em matemática. De resto, suas notas na escola foram normais. Concluiu a escola secundária e com a ajuda de seu pai fez um curso básico de administração,depois trabalhou como biblioecário em uma firma de commodities.

O início de tudo

Em 1859, pedira um aumento ao seu patrão, que lhe negou. Rockefeller, acreditando já ter aprendido o suficiente, despede-se e decide fundar o seu próprio negócio. Juntamente com o seu amigo inglês Maurice B. Clark, fundou uma firma de commodities. Os negócios floresceram. Os EUA em franco crescimento, com imigrantes chegando ao país. Na guerra civil americana, vendem comida e roupa para os soldados. Negociam com farinha, sal, sementes, carne de porco ,Rockefeller estava atrás de algo grande e finalmente achou: Petróleo da Pennsylvania, e com isso veio um novo combustivel,o querosene para ser usado nos lampiões.

Começa a nascer a  maior empresa petrolífera da história

Comprou com o seu sócio uma pequena refinaria. Recorrendo a empréstimos, investiu na expansão da empresa. 
Acabaria por comprar a totalidade da empresa em 1865 e ter um novo sócio, Henry Flagler, antigo produtor de sal, com quem viria a fundar a Standard Oil Company.
A Standard Oil beneficiou-se de economias de escala e transformou-se na maior empresa de petróleo do mundo. Numerosos concorrentes foram absorvidos, a produção aumentou e os preços tornaram-se competitivos. Inicialmente, o petróleo era transportado nos comboios do magnata Cornelius Vanderbilt, (outro calvinista) que detinha das ações da maior empresa ferroviária dos E.U.A. Mais tarde foram construídos os primeiros oleodutos. A indústria do petróleo floresce e a Standard Oil torna-se a líder deste novo mercado, tornando-se um monopólio.
No início da década de 1880, a Standard Oil e suas dependentes controlavam cerca de 90% das refinarias americanas. Hoje ela detem 86,9% dos poços de petróleo.
Este monopólio durou algumas décadas, até que, em 1911 a suprema corte decidiu pelo desmantelamento das empresas e ordenou a criação de 34 novas pequenas empresas, das quais emergiriam a Exxon, Chevron, Atlantic, Mobil e a Amoco, mas continuando sob o controle das Empresas Rockefeller. A esta altura, John Rockefeller já havia se retirado. O homem mais rico do mundo, se tornara o homem mais rico da história. Dedicava-se agora às suas obras de beneficência. Financiou a criação da Universidade de Chicago, escolas, museus, bibliotecas e o mais moderno instituto de pesquisa médica.


Sua fortuna


Com cerca de 90% de toda a produção de petróleo e derivados, John Rockefeller monopolizou o mercado americano e durante anos foi o homem mais rico do mundo, com a fortuna estimada em nada mais nada menos que 318.300.000.000,00 de dolares. Fiz questão de colocar todos os zeros, não errei não são mesmo 318 bilhões de dólares, fortuna que fez com que os Estados Unidos repartisse  a Standard Oil, pois sua fortuna estava ficando   equivalente a parte do PIB americano.





2 comentários:

  1. Muito bom o post, realmente consegue prender a atenção do leitor.Continue com esse trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber mais sobre Davison Rockefferler e sua Hitorias ..

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails