Pesquise no Unipeg

quinta-feira, 11 de março de 2010

Série empresas que contratam tecnólogos - Ipiranga

Continuando a série sobre as empresas que absorvem o tecnólogo em petróleo e gás, hoje vamos ver um pouco mais sobre uma empresa genuinamente brasileira, e que não  é a Petrobras, trata-se da Ipiranga, a 2º maior distribuidora de combustíveis no Brasil, perdendo apenas para a Petrobras.
Vamos entender agora um pouco da história, e da missão da Ipiranga.


História: Fundada em 1933, no município de Uruguaiana no Rio Grande do Sul, a Petróleo Ipiranga S.A., é hoje uma das maiores empresas do país em se tratando de distribuição de derivados de petróleo, ficando atrás somente da Petrobras, e na frente de gigantes, como Shell e Esso. Mas apesar de ser uma empresa forte e consolidada, no início ela passou por situações que poderiam ter complicado a situação da empresa por diversas vezes, como quando passou pelo período de guerra mundial, e enfrentou mudanças drásticas na política econômica , além de falta de matéria-prima e disputa com grandes multinacionais.


Anos 40: Na década de 40 por causa da 2º grande guerra, as atividades da refinaria chegaram a ser paralisadas.
Com a guerra, foram criadas medidas legais restritivas, o que colocou em cheque a sobrevivência da empresa, e para driblar uma das medidas que proibia a importação de solventes, a Ipiranga tornou-se sua própria fornecedora, criando a 1º unidade de fabricação de solventes no Brasil. No decorrer da década de 40, e com o mercado de derivados ainda engatinhando, a Ipiranga continuava a investir, e foi a 1º empresa na distribuição de asfalto no Brasil, o que mostra o pioneirismo e a gana por desafios que a empresa tem.
Anos depois, mas exatamente em 1959, a Ipiranga compra a Gulf Oil Corporation no Brasil, e a partir daí era criada a Companhia de Petróleo Ipiranga.


Anos 90: A Ipiranga adquire a Atlantic em 1993, igualando o feito de 1959, quando adquiriu a Gulf Oil Corporation, e consolida definitivamente sua expansão dentro do mercado petrolífero.


Fase atual: Em 2007 a Ipiranga é adquirida por um grupo de investidores formado por Petrobras, Braskem e Grupo Ultra, mas continua mantendo sua marca, sendo a maior empresa privada do segmento de distribuição de combustíveis no Brasil e a segunda entre todas as distribuidoras.


Ipiranga e os tecnólogos em petróleo gás: O segmento downstream ainda não é o grande mercado do tecnólogo em petróleo e gás, mas já há indícios de que pode vir a se tornar um grande contratante desse profissional. Há informações de que a Ipiranga já tem alguns tecnólogos no seu quadro de funcionários, os bons tecnólogos, que tem cursos complementares e inglês são os mais bem vistos na empresa, mas ainda não é uma medida corporativa, por enquanto o tecnólogo na empresa vem de fatos isolados, sendo que alguns gestores fazem essas indicações para o RH da empresa, talvez tornando a Ipiranga uma das pioneiras do segmento na contratação desse profissional.
Assim  reforça a idéia de que o tecnólogo pode atuar em qualquer segmento da indústria petrolífera, seja no upstream, downstream, seja na área de segurança operacional, enfim, estamos conseguindo nosso espaço no mercado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails