Pesquise no Unipeg

terça-feira, 23 de março de 2010

Brasil precisa qualificar mais mão de obra para atender aumento da produção de petróleo


Como já vimos a demanda do pré-sal já está aumentando a produção de petróleo no Brasil, e a tendência é que essa demanda por petróleo e agora por etanol, graças aos investimentos em biocombustíveis, comecem a depender de mão de obra, essa que deve ser a mais qualificada possível, só o plano de negócios da Petrobras que nós vimos nesse post aqui, irá dispor de mais de 170 bilhões de reais e nessas últimas semanas a própria empresa já divulgou que vai investir cerca de 76 bilhões de reais só nesse ano de 2010.



Esses investimentos tendem a gerar vagas no mercado petrolífero, porém o gargalo de profissionais para o setor ainda é grande, fato que deve fazer com que faculdades se dediquem cada vez mais aos cursos voltados para a área de petróleo e gás. O próprio PROMINP, deve ter mais de 200,000 alunos formados nesses próximos anos. 
Essa demanda certamente será o diferencial na carreira dos tecnólogos, pois demandará muito investimento das empresas de bens e serviços que atendem as empresas operadoras, e essas empresas de bens e serviços, como Halliburton e Baker Hughes, são as maiores contratantes do tecnólogo em petróleo e gás, portando a hora de se especializar com cursos complementares e cair de cara no inglês é agora, daqui 1 ano talvez 2 quem tiver melhor preparado certamente ficará com as melhores oportunidades que surgirão por aí.

Em uma reportagem que achei na TN Petróleo, pude conferir com mais detalhes o que já está anunciado há bastante tempo.

"O Brasil vai precisar de grandes investimentos nos próximos anos para atender a demanda por mão de obra especializada nos setores produtivos do petróleo e do etanol, de acordo com os especialistas que participaram nesta segunda-feira (22), de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Eles discutiram o tema "Desafios, necessidades e perspectivas da formação e capacitação de recursos humanos em energia - petróleo e etanol", no quarto painel do ciclo de audiências públicas Recursos Humanos para Inovação e Competitividade - Agenda 2009/2015, promovido pela CI."

Você pode conferir a reportagem completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails