Pesquise no Unipeg

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Cosan na lista de empresas que exploram trabalhadores


Boa noite pessoal, o título parece meio impressionante, mas a sujeira dentro da indústria de energia é bem grande acreditem. 
O fato citado no título do post é referente a lista que o ministério do trabalho desenvolveu para as empresas que adotam o trabalho escravo, e a toda poderosa do ramo de energia renovável, a Cosan, que recentemente se associou a Shell com um investimento de US$12bi para produção, comercialização e distribuição de combustiveis e etanol.
A divulgação dessa notícia foi a mínima possível, mas ainda assim saiu em importantes jornais como o portal de notícias G1 e a Folha de São Paulo

A Cosan entrou para a lista depois que 42 trabalhadores foram libertados da unidade da Cosan na usina Junqueira em Igarapava (SP), essa fiscalização ocorreu em junho de 2007. No ano seguinte a Cosan teve um faturamento de 14 bilhões de reais e emprega 43 mil pessoas no período de safra.

Segundo a Cosan, a irregularidade foi cometida por uma empresa terceirizada para o corte de cana para a produção de etanol e açúcar, e por isso a Cosan foi incluída como "responsável solidária".

O fato rendeu a suspensão de empréstimos junto ao BNDES e a rede varejista WALMART havia suspenso a compra de produtos da empresa, como os açúcares União e Barra.

Acharam um absurdo uma empresa desse tamanho estar envolvida nisso? Pois é , mas teve gente que não e o ministro da agricultura Reinhold Stephanes achou um exagero e um erro, o mesmo ministro que foi acusado de pagar 500 mil reais pela a libertação de um laranja paraguaio detido com uma mala contendo R$ 5 milhões que seriam depositados numa conta CC-5 em Foz do Iguaçu, na época em que era presidente do Banestado.

Mas como sempre há um final feliz, depois do flagrante da fiscalização em 2007 e da inclusão da empresa esse ano (isso mesmo demorou 3 anos), a Cosan entrou com um recurso no TRT e 24 horas depois  foi retirada da lista e o BNDES e o WALMART voltaram com suas operações normais junto a empresa

Uma observação importante, o tempo mínimo que uma empresa da lista tem que ser mantida lá é de 2 anos

Abaixo segue um link do único vídeo que eu achei falando a respeito, e não foi do horário nobre do Jornal Nacional, foi do Globo Rural, que passa as 6:00 da manhã.




Quero deixar um agradecimento especial ao Prof. Antonio Jorge, coordenador da Universag Sociedade Educacional, que foi quem me deu a dica dessa notícia com esse link http://www.brasilautogestionario.org/2010/01/09/a-gigante-da-cana-de-acucar-cosan-entra-para-a-lista-suja-do-trabalho-escravo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails