A notícia mais falada essa semana foi sem dúvida a sociedade entre a Cosan ( detentora da marca Esso no Brasil ) e a Shell, para a produção, comercialização e distribuição de combustíveis, açúcar e etanol, e assim buscando o 2º lugar na distribuição de combustíveis no Brasil, que hoje pertence a brasileira Ipiranga, ficando atrás da Petrobras.
Com um investimento de cerca de US$12 bi, a Joint Venture entre as empresas promete agitar o mercado de combustíveis e também a produção agrícola da cana de açúcar, o que já está preocupando os especialistas, afinal hoje a mistura de álcool na gasolina foi reduzida por causa da safra que não foi suficiente, e os investimentos em etanol ao que tudo indica serão pesados, pois as empresas buscam atingir o mercado americano e assim ganhar na exportação do nosso etanol.
Abaixo segue a relação do ranking das distribuidoras de combustíveis no Brasil.
Rápida reportagem da Globo News
Logicamente em um assunto tão importante como esse não poderia deixar de ouvir a opinião dos especialistas. O geofísico do Observatório Nacional, professor Antonio Jorge, fala a respeito:
"Estamos entregando nosso álcool para os estrangeiros administrarem. Nós vamos trabalhar e produzir e a Shell é que vai administrar e vender de forma global (mundial). Somos os serviçais e eles os patrões. Não vejo com bons olhos pois a Cosan passará a ser administrada pelo capital internacional. Como eles têm muito dinheiro compram e direcionam a mídia a favor dessa ideologia. Não vi nenhum reporter ou político contestar. Só eu. É a falta de políticos de visão econômica atualmente no poder. Só vão lá para se arrumar e o povo e o Brasil que se danem. Leia com detalhes e relembre a hostória das Sete irmãs do Petróleo e das privatizações dos anos 80 e 90 que foram realizadas aqui no Brasil que você vai entender melhor minha colocação. As plantações são aparentemente nossas, mas eles é que vão mandar nos preços, produção, venda e distribuição global. Eles serão definitivamente os patrões dentro do nosso quintal."
Antonio Jorge, Doutor em Geofísica e coordenador da Universag Sociedade Educacional
Boa Notícia Sydney!
ResponderExcluirParabéns pelo UNIPEG.
Abração!