Pesquise no Unipeg

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Hidrocarbonetos fora da Terra e a teoria da origem inorgânica





Olá pessoal, estava essa semana procurando alguns temas interessantes para colocar aqui no Unipeg e me lembrei de um assunto que vi logo no começo do curso de tecnólogo em petróleo e gás, que foi a teoria da origem inorgânica do petróleo.
Essa foto ao lado ilustra essa teoria, pois trata-se de uma imagem idealizada pela NASA de como seria a lua Titã, de Saturno. Pois segundo relatos da própria NASA, Titã tem hidrocarbonetos caindo do céu, como chuva, e assim formando imensos lagos e dunas de materiais a base de carbono, e assim cada lago ou duna teria mais hidrocarbonetos do que todas as reservas da Terra.

Partindo do princípio que não existe vida fora da Terra, e por tanto impossibilidade da fossilização, e o consequente processo da formação do petróleo, surgiu a teoria da formação inorgânica que resume-se em moléculas de hidrocarbonetos estáveis a altas pressões e temperaturas, formados no interios da Terra (Manto), e posteriormente sofrendo contaminação biológica por bactérias quando em contato com a crosta terrestre, já em baixas pressões e menores temperaturas.

Acredito que seja um tema bem interessante e que todo profissional de petróleo e gás deva ter conhecimento.


Segue o link da reportagem pelo G1 : http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL298415-5603,00-LUA+DE+SATURNO+POSSUI+ENORMES+RESERVAS+DE+HIDROCARBONETOS.html

5 comentários:

  1. Sidney,
    De fato trata-se de um assunto muito importante e interessante. Infelizmente muitos ainda sao entretidos por tolices tal como se os hidrocarbonetos fossem oriundos a partir de detritos biologicos - Trata-se de uma impossibilidade.
    Hidrocarbonetos sao materiais primordiais. O carbono eh abundante no universo e ha vasta quantidade no interior da terra (manto), aprisionados no processo de acrecao planetaria

    ResponderExcluir
  2. Sim, com efeito é um tema interessante e que deve estar ou pelo menos deveria estar na mente de todos profissionais de petróleo e gás natural.

    Sir Fred Hoyle assim como Thomas Gold foram eminentes cientistas astrofísicos, astrônomos e cosmologistas. Defenderam a origem primordial dos hidrocarbonetos naturais (petróleo, gás natural).

    "The suggestion that petroleum might have arisen from some transformation of squashed fish or biological detritus is surely the silliest notion to have been entertained by substantial numbers of persons over an extended period of time." Fred Hoyle 1982.

    ou seja:

    "A sugestão de que o petróleo poderia ter surgido de alguma transformação de peixes esmagados ou detritos biológicos é certamente a mais tola noção que tem influenciado um substancial número de pessoas durante um largo período de tempo"

    Portanto, pensar que petróleo seja "combustível fóssil" é algo semelhante a pensar na geração espontânea, como se moscas se originassem de carne em decomposição. Infelizmente essa é a noção predominante no mundo ocidental com relação a proeza de alquimia para a formação do petróleo, mas como ressaltado por Hoyle, trata-se de uma noção tola.

    ResponderExcluir
  3. Sidney,
    Entender a real origem do petróleo não é algo singelo. No entanto, certamente petróleo não se forma a partir de detritos biológicos, pois deste modo não está de acordo com leis naturais e balanços de massa de carbono, hidrogênio e outros elementos.
    O petróleo é extremamente rico em hidrogênio, também possui apreciáveis quantidades de enxofre e metais como níquel e vanádio. Hidrocarbonetos também são abundantes no sistema solar e universo, como você bem abordou no caso de Titã (lua de Saturno).
    As moléculas biológicas possuem baixo potencial químico enquanto que as presentes no petróleo têm alto potencial. O conteúdo energético presente no petróleo nunca se justifica que ele
    fosse oriundo de material biológico. Trata-se portanto de tolice como já mencionado.

    ResponderExcluir
  4. Bom amigo, não sei se é tolice ou não, o fato é que a formação orgânica do petróleo é a mais aceita hoje no mundo todo.

    ResponderExcluir
  5. Experimento interessante seria jogar uma bomba incendiária em Titan.

    Desculpem a brincadeira.

    Bastante interessante o texto. Tinha ouvido essa teoria tem muito tempo, mas, como tudo, carece de comprovação pelo método científico para ser validada.

    Ainda assim é uma possibilidade que infelizmente não é tão divulgada.

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails