Pesquise no Unipeg

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Nova data para o início do curso de E&P da UFRJ

Galera, foi adiada para o dia 08/05 o início das aulas para o curso de extensão de E&P da UFRJ, ainda há vagas, é necessário fazer a pré-inscrição no site, e você pode fazer isso clicando aqui.


O curso é ministrados aos sábados e abaixo vocês conferem os módulos dos cursos.

• Módulo 1
Identificação de Reservatórios Submarinos

Professor Rogério Schiffer

Prospecção: Métodos e Ferramentas; Avaliação das Formações; Equipamentos para a Perfuração Offshore; Fundamentos de Engenharia de Reservatório: classificação, análise, manutenção da pressão e métodos de recuperação; Sísmica 3D, Bacias Sedimentares Brasileiras; Bacia de Campos; Campos Marginais, Modelagem de Reservatórios. 

• Módulo 2
Perfuração de Poços Submarinos

Professor João Carlos Ribeiro Plácido

Fundamentos de perfuração, Equipamentos de sonda, Revestimento, Cimentação, Brocas, Coluna de perfuração, Fluidos de perfuração, Otimização de jatos, Controle de kick, Limpeza de Poço, Pressão de Poro e Gradiente de Fratura, Perfuração direcional, Testemunhagem, Pescaria, Cabeça de Poço no Mar, Início de Poço no Mar. 

• Módulo 3
Instalações Submarinas

Professor Marco Antonio Nogueira Herdeiro

Introdução ao Sistema Submarino de Produção; Árvore de Natal Molhada (ANM): Função, Projeto e Componentes; “Riser” de Completação; “Manifold”: Tipos e Função; Sistemas de Conexão Submarina; “Risers”; Separação Submarina (VASPS); Bomba Centrífuga Submersa (BCS); Bomba Multifásica, Processamento Submarino, Garantia de Escoamento: “pigging”, parafina, hidrato, etc.; “Lay out” Submarino; Atividades de Mergulho; Qualificação de Equipamentos Submarinos; Reparo de Dutos Submarinos; ROV: Operações e Interfaces; Inspeção Submarina.

• Plataformas Offshore

Professor José Marcio Vasconcellos

Tipos e Funções: Jaquetas, Semisubs, TLP's, FPSO's, Spar, Características básicas de Flutuação e Estabilidade, Principais módulos: Geração de Energia, Compressão de Gás, Separação, Sistemas de Posicionamento e Ancoragem: Sistema em Catenária, Spreading Mooring, DP; Operações principais de carga e descarga: carregamento e offloading; Sistemas de segurança: Fogo e Abandono; Projetos de Conversão e Novos Projetos: FPSO's e Mono-Colunas.



Para informações como valor do curso e tempo de aula, entre em contato com a secretaria da Labeco Oceânica

LabECO - Laboratório de Educação Continuada Offshore - COPPE/UFRJ - Cidade Universitária - Centro de Tecnologia/CT - Bloco I - sala n I-205   Tels.: (21)2562-8715 / 2562-8738 - 
 E-mail: labeco@peno.coppe.ufrj.br

Boa sorte a todos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails