Pesquise no Unipeg

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Canal Offshore – Plataforma / Plataforma FPSO



Fala pessoal, vamos dar seguimento à coluna Canal Offshore, falando sobre plataformas.
A plataforma que veremos hoje é a plataforma FPSO, uma das mais utilizadas hoje, e a que comandará  a produção no pré-sal. 
FPSO é uma sigla em inglês que significa floating, production, storage and offloading, são navios com capacidade de processar, armazenar e escoar a produção de petróleo e/ou gás natural. No convés do navio há um separador de fluidos, que é utilizado para separar e tratar os fluidos produzidos pelo poço. 

Após a separação, o petróleo é armazenado em tanques no próprio navio, e mais tarde esse petróleo é transferidos para navios chamados aliviadores, onde são levados a terra firme. O gás ao contrário do petróleo que é transferido para o navio aliviador, é enviado para terra através de gasodutos, ou então são reinjetados nos reservatórios para aumentar a produção do poço. 

Os maiores FPSO’s têm capacidade para processar cerca de 200 mil barris de óleo por dia, com uma produção associada de gás em torno de 2 milhões de metros cúbicos diários. 
Indicados para produção em águas profundas, os FPSO’s apesar de serem navios, não tem propulsão própria, tendo que ser rebocado até o ponto onde o poço está. 
Exemplos de FPSO:  P-50 e P-43

P-53





Gostou  do post? Quer dar sugestões de temas para o blog ou de materiais? Deixe seu comentário abaixo.

E não deixe de participar do chat do blog, está no começo da página.

Um comentário:

 
Related Posts with Thumbnails