Pesquise no Unipeg

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Por dentro dos fatos - Diploma de tecnólogo é válido para concursos públicos e pós-graduações


Na última semana, o MEC esclareceu uma dúvida que muitos estudantes de cursos tecnológicos têm quanto a validade do diploma.
Muitos estudantes que buscam a alternativa de um curso superior de menor tempo tem a dúvida quanto a validade do diploma para concursos públicos de nível superior e para especializações e até mesmo mestrados. 
Segundo o coordenador de regulação da educação profissional e tecnológica, Marcelo Feres, o curso de tecnólogo é tão válido quanto um curso de bacharelado, dando oportunidade para o tecnólogo se especializar e até fazer concursos públicos que exijam nível superior. 
Você acompanha a reportagem completa sobre o isso aqui 


Por dentro dos fatos 

O curso de tecnólogo é  procurado em muitas vezes pela rápida formação, que varia de 2 a 3 anos, o que para quem tem o objetivo de ingressar na carreira pública é uma grande vantagem, mas não é bem assim que o mercado vê o tecnólogo.
O tecnólogo foi criado para executar funções específicas dentro de determinado campo de atuação, mas ele esbarra muitas vezes nessa especificidade do curso, o que muitas empresas não aceitam, pois preferem cursos com uma formação mais sólida e abrangente como os de bacharelado.
O maior, maior impasse mesmo para o tecnólogo é a falta de regulamentação do profissional no ministério do trabalho, esse sim é o grande problema, pois já faz 3 anos que o PL 2245/07 está para ser aprovado no congresso nacional, e ainda há indícios de que vai demorar a sair. 


O tecnólogo de petróleo e gás 
Falando agora com uma atenção especial ao tecnólogo de petróleo e gás, esse talvez seja   o profissional desse tipo de curso que mais “sofre” para se inserir no mercado de trabalho, primeiro pelo setor de petróleo  e gás ser muito fechado, segundo por necessitar de especialistas em diversas funções, e em terceiro por pedir por profissionais com fluência em inglês.
É bem verdade que hoje esse problema é melhor sanado se comparado há alguns anos atrás, há até empresas multinacionais que tem planos de carreiras específicos para os tecnólogos, mas esse desenvolvimento do tecnólogo não pode ficar restrito apenas ao governo, ou às instituições de ensino superior, o tecnólogo de petróleo e gás precisa mostrar a que veio, e parar de ficar reclamando que é difícil ter empregabilidade no mercado.


Qualifiquem-se, estudem, não parem apenas com o diploma de tecnólogo, trace seu plano de carreira, desenvolva-se em qualificações que você se identifica, e principalmente, esqueçam a Petrobras um pouco, a indústria do petróleo não se baseia apenas na Petrobras, há centenas de empresas no mercado que você pode atuar, ter mais chance de crescimento e ser melhor remunerado do que na Petrobras. 


Esse foi o Por dentro dos fatos de hoje, comentem e debatam sobre o que acharam e dêem suas opiniões a respeito.





Gostou  do post? Quer dar sugestões de temas para o blog ou de materiais? Deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para mim. 
E acessem o chat do Unipeg clicando aqui

3 comentários:

  1. Segundo a Nota Técnica MEC/DPAI nº 001/2007 “o ensino superior no Brasil possui graduações em três formas equivalentes, a saber: Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica. As graduações tecnológicas, ou Cursos Superiores de Tecnologia [título de TECNÓLOGO a seus diplomados] conferem o mesmo grau que as demais formas, cujos diplomas têm validade nacional de nível superior”.


    “Os egressos de Cursos Superiores de Tecnologia estão aptos a assumir função de nível superior, prestar concursos para esse nível, bem como proceder a estudos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado”.


    O MEC finaliza tal Nota Técnica “considerando tecnólogos como aptos a participar do processo seletivo em condições de igualdade aos egressos de cursos de bacharelado e licenciaturas, para provimento de vagas com exigência de nível superior”.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, através da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), temos milhares de profissões/ocupações. Todavia apenas 63 são regulamentadas.

    Assim, acredito que a afirmação em POR DENTRO DOS FATOS “o maior impasse mesmo para o tecnólogo é a falta de regulamentação do profissional no Ministério do Trabalho [...] pois já faz 3 anos que o PL 2245/07 está para ser aprovado no Congresso Nacional, e ainda há indícios de que vai demorar a sair” é infeliz.

    Como se vê, ainda há inúmeras profissões sem regulamentação, não apenas o tecnólogo. Atualmente há pelo menos 160 projetos de lei sendo analisados por nossos legisladores.

    Por fim, o PL 2245/2007 não está parado. Tanto que em 14.07.2010 foi recebido pela Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara Federal.

    ResponderExcluir
  3. Maiores informações sobre TECNÓLOGO e legislação educacional, favor visitar nosso Blog "Tecnólogo & Educação" (http://tecnologoeeducacao.blogspot.com/).


    MOACIR GARCIA
    Tecnólogo em Gestão de RH
    http://tecnologoeeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails