Pesquise no Unipeg

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Técnico de construção naval e a revitalização da indústria naval


Como vemos toda semana, cada vez mais novos projetos vem surgindo no que diz respeito à indústria naval, e cada vez mais são necessários novos profissionais para atender as demandas dos projetos. 
Um curso em especial que está  em evidência em Itajaí (SC), é o curso técnico de construção naval. E é nesse cenário de encomendas de embarcações de apoio, plataformas e toda essa área offshore que o técnico de construção naval deve ganhar seu espaço.


“As áreas abordadas vão de encontro as necessidade de um estaleiro que trabalham com embarcações de metal, principalmente o aço, atendendo principalmente a produção e acompanhamento de projetos”, explica o coordenador do curso de Construção Naval do Senai Itajaí (SC), Donald Falconer. 


O curso técnico em Itajaí  tem duração de dois anos e destina-se a pessoas que já  atuam na área, ou a estudantes com Ensino Médio completo ou que estejam cursando, no mínimo, o 2° ano.A formação aborda disciplinas como desenho técnico, matemática e física aplicada e processo de soldagem, nos primeiros semestres, até desenho de tubulação, gestão de pessoas e motores diesel, nos períodos finais. Com esses conhecimentos, o profissional está pronto para atuar em estaleiros, oficinas de construção e reparação naval, empresas de vendas de produtos navais e na Marinha Mercante. “O curso é estruturado a partir de um comitê técnico setorial formado por empresários da área e profissionais da educação visando atender as necessidades do mercado”, ressalta Donald .


A rotina de um técnico em Construção Naval engloba atividades como desenho de estruturas e peças para embarcações, avaliando e orientando o uso dos materiais para a construção naval. Além disso, o profissional participa da supervisão, instalação e manutenção de equipamentos, sistemas e máquinas marítimas, assim como possui a tarefa de realizar inspeções, ensaios, testes e reparos em embarcações e seus componentes. Através do curso, com um foco totalmente voltado para o mercado, o aluno está preparado para exercer funções como soldador, montador, mecânico, e eletricista com formação técnica na área naval, por exemplo, e receber uma remuneração média de R$ 1,2 mil 
Fonte: Nicomex Notícias

2 comentários:

  1. quais são os epi para construção naval?

    ResponderExcluir
  2. meu nome é luis carlos,gostaria de saber de quanto tempo é o curso,quanto é,e quando começa...........muito obrigado desde já.......

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails