Pesquise no Unipeg

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Estréia da coluna Por dentro dos fatos - Hugo Chávez e a ameaça de cortar o fornecimento de petróleo aos EUA


Hoje vou iniciar uma nova coluna no Unipeg, a coluna por dentro dos fatos. Eu iria começar ontem, mas voltando às aulas e chegando quase meia noite é complicado né ?!
Mas hoje sim, vamos começar essa coluna até para estimular os leitores a se habituarem a buscar notícias relevantes sobre a área e principalmente debaterem entre vocês ou aqui no blog ou no chat do Unipeg. 




E para iniciar em grande estilo, nada melhor do que começar a coluna com uma notícia sobre um dos maiores produtores de petróleo do mundo, o país do comediante Chávez, não, não é o México, é do outro comediante, o da Venezuela. Se vocês estão acompanhando ultimamente os jornais, estão vendo esse impasse político entre Colômbia e Venezuela, onde os colombianos acusam a Venezuela de acolher guerrilheiros das FARC, acusações que já estão ocorrendo desde 2004 e têm se sustentado a cada ano que passa devido às prisões desses guerrilheiros em território Venezuelano, e em meio a toda essa tensão o desesperado presidente da Venezuela, com medo de um confronto armado entre esses países, forçou a seguinte pérola: “Se houver qualquer agressão armada contra a Venezuela, vinda do território colombiano ou de qualquer outro lugar, causado pelo império ianque, suspenderemos os carregamentos de petróleo aos EUA, mesmo que tenhamos de comer pedra aqui.” 


Agora eu vos pergunto, nessa tentativa desesperada de tentar fazer os EUA se intrometer nesse embate, é para rir um presidente que vive de petróleo dizer que vai interromper o abastecimento para um país que representa SÓ 65% da sua produção.


Aos americanos esse corte abrupto representa 15% do petróleo importado pelo país, e lógico que haverão outros países querendo pegar esses 15% que irão sobrar de bandeja caso o Hugo Chávez faça esse corte ao petróleo enviado aos americanos, mas há de se levar em conta que a logística é uma das grandes aliadas da Venezuela para que eles possam emitir esse tipo de declaração. 
Blefe, desespero, ou uma estratégia política muito bem feita para contornar uma situação tão desconfortável para Chávez?   


Comentem e debatam sobre isso, pois ainda dará algumas páginas de jornais. 








Gostou  do post? Quer dar sugestões de temas para o blog ou de materiais? Deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para mim. 
E acessem o chat do Unipeg clicando aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails