Pesquise no Unipeg

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Análise do diagrama de fases

Muito se fala em reservatórios, OGX achou meia Bolívia de gás, pré-sal, e etc. Mas... Reservatórios são todos iguais?? Será que só muda o tipo de óleo??

Vamos ver uma breve introdução a seguir, do que veremos nas próximas semanas.

Existem 3 tipos de reservatórios de acordo com as diferentes misturas de hidrocarbonetos e de acordo com as diferentes condições de temperatura e pressão.
• Reservatório de óleo;
• Reservatório de gás;
• Reservatório com as duas fases em equilíbrio.

Reservatórios de óleo
Uma condição que não se altera no reservatório desde o início da explotação até o término e abandono do reservatório é a temperatura.
Send assim, de acordo com a posição que ocupa no diagrama de fases, a mistura de hidrocarbonetos pode receber o nome de óleo saturado ou subsaturado.

 Observando a próxima figura, verificamos que se o ponto representativo da pressão nas condições do reservatório for maior que a pressão na curva dos pontos de bolha (ponto R), dizemos que o óleo é subsaturado.
Quando o ponto representativo da pressão nas condições do reservatório se encontra exatamente na curva dos pontos de bolha, dizemos que o óleo é saturado. Nessas condições, qualquer redução da pressão, as frações mais leves dos hidrocarbonetos irão vaporizar-se.


As condições do fluido no reservatório são representadas por uma linha vertical (temperatura constante). Enquanto a pressão permanece caindo à medida que o reservatório produz fluido até a situação de abandono do reservatório (término da produção), a temperatura permanece constante (TR).
A curva RS retrata as condições da mistura em sua transição das condições do reservatório até as condições da superfície. No exemplo, na superfície, cerca de 60% dos hidrocarbonetos estarão na fase líquida e 40% na fase gasosa.

À medida que o óleo é explotado, nas condições da superfície e no reservatório haverá produção de gás com conseqüente redução do óleo e esse fenômeno se dará de forma diferenciada de acordo com a pressão em ambas as situações. Essa redução se dá devido à vaporização das frações mais leves, no qual nas novas pressões, incluindo a da superfície, mudam de fase (líquida para a gasosa).

De acordo com o grau de redução o volume do óleo na superfície, o óleo pode ser classificado em:
 Baixa Contração -Óleo normal ;
 Alta Contração – Óleo Volátil.

Os primeiros hidrocarbonetos que volatilizam são o metano, etano, propano, etc. seguido dos compostos intermediários.
As frações mais leves arrastam consigo as frações pesadas, porém essa quantidade é desprezível. A contração se dá, basicamente, pela vaporização das frações mais leves.
Sendo assim, óleos de Baixa Contração resultam em uma quantidade maior de líquido na superfície e pouco gás e óleos de Alta Contração, por apresentar frações mais leves, produziram menos líquido na superfície e quantidades apreciáveis de gás.


Reservatórios de Gás

Chama-se de Reservatórios de Gás, as jazidas que nas condições de temperatura e pressão a mistura de hidrocarbonetos encontra-se no estado gasoso.
No diagrama de fases os pontos que caracterizam um reservatório de gás, encontram-se a direita da curva dos pontos de orvalho.

Dependendo do seu comportamento quando a pressão do reservatório diminui enquanto o fluido é produzido, e a forma com que o mesmo chega à superfície, o Reservatório de Gás pode ser Classificado como:
a) Reservatório de Gás Seco.
b) Reservatório de Gás Úmido.
c) Reservatório de Gás Retrógrado.


Gostou do post? Quer dar sugestões de temas para o blog ou de materiais? Deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para mim. 


Acesse a comunidade do Unipeg no Orkut, para saber de oportunidades de emprego e estágio 

Um comentário:

  1. Fala Sidney! Contina com essas postagens! Está bem interessante trazer esses conceitos!!

    Um abraço

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails