Vamos dando continuidade a série de artigos sobre plataformas de petróleo, e hoje vamos falar um pouco sobre essa plataforma aí da foto, a plataforma SPAR BUOY.
Essas plataformas são estruturas cilíndricas verticais de concreto ou aço de grandes diâmetros e ancoradas no fundo mar. Sua geometria gera apenas pequenos movimentos verticais e possibilita a a adoção de risers rígidos de produção e sistemas de completação seca, facilitando o controle e intervenção nos poços.
Em torno dos cilindros, são instalados supressores de vórtices com o objetivo de reduzir vibrações induzidas pela formação de vortex, induzidas pelas correntes marítimas.
Seus quatro sistemas principais são hull, amarrações, topsides, e risers. Aproximadamente 90% da estrutura é subaquática. Historicamente, os spars foram usados como bóias do marcador, recolhendo dados oceanographic, e para o armazenamento de óleo. O projeto do spar está sendo usado agora para perfurar, produção, ou ambos. A característica distinguindo de um spar é seu hull do profundo-esboço, que produz as características muito favoráveis do movimento comparadas a outros conceitos flutuando. A potencialidade da profundidade da água foi indicada pela indústria como variar até 10.000 ft.
A primeira plataforma do Spar no Golfo de México foi instalado em setembro de 1996.
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Oi comecei a pouco tempo no curso técnico de petróleo e gás no senai Niterói RJ.
ResponderExcluiri tenho curiozidades em como é a rotina de um profissional da area . i em que areas a insdustria do petróleo tem aferecer?