Pesquise no Unipeg

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Por dentro dos fatos – Plataformas de petróleo sucateadas?


Esses dias foi colocado em evidência um problema grave que já existe há um certo tempo em plataformas que estão operando na bacia de Campos, logicamente não são todas e talvez nem sejam a maioria, mas o fato de uma plataforma estar fora dos padrões de segurança exigidos pela ANP, já é suficiente para que seja no mínimo preocupante, pois coloca em risco os trabalhadores a bordo da plataforma além de colocar em risco eminente o meio ambiente.
Como vocês devem ter visto, foram divulgadas na imprensa várias fotos da plataforma p-33 com problemas de ferrugem em tubulações e até remendos. A acusação partiu do SindiPetro, que ocasionou na interdição da plataforma.


Além da p-33, a p-35 teve um princípio de incêndio, onde felizmente não houveram feridos, e além dessas duas, o sindicato dos petroleiros está tentando reunir provas para que a ANP embargue mais 3 plataformas: A p-25, p-31 e p-32, todas essas na bacia de Campos. 


Por dentro dos fatos: A maioria das plataformas de petróleo que existem no Brasil, já tem mais de 10 anos, o que ainda está dentro dos limites estabelecidos, mas tubulações remendadas, enferrujados e outras falhas grotescas em manutenção e segurança são notórias, o que fez com que o sindicato dos petroleiros reunisse provas para paralisar ao menos 30 das 45 plataformas em operação na bacia de Campos.

Até o momento somente a p-33 foi interditada, sendo que ela entraria em manutenção no próximo mês de outubro.
Na verdade esses problemas de falta de manutenção ou manutenção inadequada em plataformas não é um fato único e exclusivo da Petrobras, várias outras grandes empresas em diversas partes do mundo deixam a desejar no que diz respeito à segurança das plataformas, no Mar do norte há plataformas com condições impossíveis de serem mantidas em funcionamento, mas ainda assim são colocadas em operação, sempre visando o lucro das empresas. 


O objetivo desse post, não  é de maneira nenhuma assustar quem trabalha ou quem tem o desejo de trabalhar embarcado, e sim de fazer um alerta, pois muitas pessoas que trabalham embarcado sabem desses problemas, e se omitem. Logicamente não são todas as plataformas de petróleo, provavelmente no Brasil hoje, sejam poucas as plataformas com esse tipo de problema que foi apresentado na P-33, há muitas plataformas muito bem monitoradas e mantidas em perfeito estado de conservação, e certamente são maioria dentro desse contexto. 


Espero que tenham gostado e discutam a respeito desse assunto que é tão importante e infelizmente tão pouco falado dentro do mercado petrolífero.



Gostou  do post? Quer dar sugestões de temas para o blog ou de materiais? Deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para mim. 
E acessem o chat do Unipeg clicando aqui

Um comentário:

  1. Fala Sidney!
    Ótimo tema para ser abordado!

    É importante levantar essa questao, pois envolve a segurança das pessoas que estao a bordo.

    Infelizmente esse caso é mais grave do que se imagina. A maioria das plataformas tem problemas! Ainda mais as mais antigas! O problema é que abafam isso! Mas que tem, tem!

    Um abraço, e sucesso!

    ResponderExcluir

 
Related Posts with Thumbnails