Pesquise no Unipeg

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pirataria na indústria do petróleo

Lendo o jornal O Globo de ontem, me deparei com uma notícia um tanto chocante, mas que por incrível que pareça não é tão incomum assim hoje em dia. Foi um ataque terrorista atribuído ao grupo extremista Al-Qaeda contra um petroleiro japonês (veja a matéria aqui), e mesmo parecendo chocante, a pirataria tem ganhado força nos últimos tempos, principalmente nesse local que vocês estão vendo na imagem acima, a Somália.
Os chamados piratas Somalis atuam no sequestro das mais variadas embarcações, desde navios cargueiros de trigo por exemplo, até navios petroleiros, o que torna essa rota comercial muito arriscada, pois devido a logística e aos países que ficam "próximos" a região, os navios petroleiros vindos do oriente médio, sofrem com as constantes ondas de ataques piratas na região, obrigando que as empresas gastem mais dinheiro com seguros para seus navios e invistam em segurança especializada, em alguns casos há empresas que contratam serviços de mercenários para fazer a proteção do navio contra esses piratas.

A pirataria é um problema seríssimo hoje em dia, e certamente se vocês pesquisarem a respeito encontrarão notícias recentes e relacionados também à indústria do petróleo, como mais recentemente no sequestro de petroleiros chineses.

Abaixo eu separei uma matéria que passou no Fantástico sobre esse assunto. O vídeo não foca em navios petroleiros mas é suficiente para se compreender como ocorrem esses ataques.









Gostou  do post? Quer dar sugestões de temas para o blog ou de materiais? Deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para mim. 
E acessem o chat do Unipeg clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails