Pesquise no Unipeg

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Análise do diagrama de fases - Reservatório de gás

Fala galera,

Seguindo a matéria sobre a análise dos tipos de reservatórios pelo diagrama de fases, hoje vamos ver separadamente as características dos reservatórios de gás e a diferença entra reservatórios saturados e subsaturados.

 Considerações sobre Reservatórios subsaturados e saturados

A mistura de hidrocarbonetos no Reservatório pode se apresentar em fases. No caso dos Reservatórios de óleo subsaturado as mistura se apresenta em uma única fase, pois o gás encontra-se dissolvido no óleo.
No caso dos Reservatórios saturados, os hidrocarbonetos encontram-se em duas fases: a fase líquida e a fase gasosa, esta última devido às condições de pressão e temperatura que permitem a volatilização dos hidrocarbonetos mais leves.

Reservatório de Gás Seco
Todo hidrocarboneto ou mistura de hidrocarbonetos que permaneça inteiramente na fase gasosa em quaisquer condições de reservatório ou de superfície.


Reservatório de Gás Úmido.

Todo hidrocarboneto ou mistura de hidrocarbonetos que, embora originalmente na fase gasosa, venha a apresentar a formação de líquidos em diferentes condições de reservatório ou de superfície.

Reservatório de Gás Retrógrado.

Todo hidrocarboneto ou mistura de hidrocarbonetos que, embora originalmente esteja na fase gasosa, venha em algum momento do processo de produção, devido à redução da pressão no reservatório, a formar líquidos e depois continuar a produzir somente gás. O fenômeno de gás retrógrado ocorre no interior da rocha-reservatório e também é chamado de gás condensado.







Um comentário:

 
Related Posts with Thumbnails