Pesquise no Unipeg

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Entenda o que é um Blow Out


Blow Out ou estouro é a condição de um poço que está descontrolado fazendo com que os fluidos da formação estourem na superfície.
As causas mais comuns para esse acidente são falhas no BOP (blow out preventer) que é o equipamento utilizado para fechar o poço em caso de ocorrência de um blow out.
Normalmente o blow out ocorre por causa de um “kick”, que nada mais é do que um influxo de fluido não programado para dentro do poço, aumentando a pressão do poço e fazendo um blow out.

As conseqüências podem ser as mais trágicas possíveis, tanto para as pessoas que estão por volta da operação do poço quanto para o próprio meio ambiente.


O caso mais recente de blow out que temos conhecimento, e o mais grave dos último anos, vocês se lembram não é, que foi o caso da plataforma Deep Water Horizon, no Golfo do México, que ocasionou a morte de 11 operários, a explosão e afundamento da plataforma, além do caos ambiental que se espalhou, que só foi controlado meses depois após o fechamento do poço que estava a mais de 1400 metros de profundidade.

Relembre o caso



Blow out offshore





Blow Out onshore

Um comentário:

 
Related Posts with Thumbnails