Pesquise no Unipeg

domingo, 22 de agosto de 2010

Leonardo Dias estréia coluna no Unipeg sobre SMS



Uma breve análise sobre a segurança em empreendimentos petrolíferos

Olá senhores,

Dois acidentes internacionais (Irã e Espanha) no setor petroquímico e o recente relato da imprensa brasileira sobre as péssimas condições de trabalho na plataforma P-33, da Petrobras, fizeram com que acendêssemos a luz vermelha do SMS e pensássemos sobre o que vem sendo feito para que seja mantida (e melhorada) a integridade dos empregados em seu ambiente de trabalho.

De acordo com o Nicomex Notícias, a causa dos acidentes foi semelhante. O motivo envolveu falhas na estrutura das fábricas. O site afirma que, no Irã, foi o segundo problema desse tipo em menos de duas semanas.

E quando acreditamos que a "nossa" estatal é um exemplo a ser seguida, acabamos nos deparando com escândalos referentes a quê? Imagens comprometedoras da estrutura operacional de uma de suas plataformas que se encontrava em funcionamento, interditada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Não sejamos sensacionalistas e muito menos hipócritas. Em qualquer ambiente de trabalho já nos deparamos, nem que tenha acontecido uma única vez, com problemas que podem ser previamente solucionados (conhecido como "o jeitinho brasileiro"). No entanto, existe um porém. Este porém chama-se risco. O risco que estes problemas previamente solucionados acarretam para a segurança e saúde do trabalhador.

Voltemos para a plataforma P-33. De acordo com o jornal O Globo, a P-33 teve nove acidentes este ano. Repito. Nove. Não acha o número surpreendente? Ok... Ainda de acordo com o jornal, desde o início do ano, já foram notificados 539 acidentes de trabalho nas 45 plataformas da Petrobras na Bacia de Campos, envolvendo funcionários próprios e terceirizados. Em todo o ano de 2009, foram registrados oficialmente 771 acidentes.

Pois é meus caros, apenas na Bacia de Campos ocorreram mais de 1200 acidentes de trabalho em menos de dois anos. Isso me faz refletir...

Será que a Petrobras, devido a sua importância na geração de empregos e posicionamento estratégico na economia nacional, se encontra acima do bem e do mal em nosso país? Será que no momento da auditoria os responsáveis por avaliarem as instalações da empresa não "aliviam" em algumas não conformidades? Prefiro ir mais longe... Por que não "aliviariam"? É a Petrobras!

Imagens cedidas pelo jornal O Globo sobre as condições da P-33:


Não estou querendo influenciar o pensamento ou julgamento de ninguém, apenas estou levantando questões que são possíveis. Talvez não sejam prováveis, mas são possíveis. Existe uma diferença monstruosa entre ambas.

Na verdade, pior que este possível jogo de compensação é o relaxamento. Em certas ocasiões, percebemos isto acontecendo na área de SMS. O trabalhador já está tão acostumado a desempenhar aquela função e nada dar errado que, sem perceber, acaba se acomodando e relaxando em sua avaliação diária sobre o estado de alguns equipamentos. Por que isto acontece? Porque nunca deu errado... Por que iria dar errado justamente naquele dia? É aí que "mora" o perigo. Por exemplo: um cano com uma rachadura praticamente imperceptível, uma válvula que emperra ou até mesmo a diferença de 0,01ºC no sistema de refrigeração de algum equipamento.

Parecem exemplos que não apresentam riscos tão grandes, mas um conjunto destes fatores "insignificantes" pode desencadear um acidente catastrófico.

Estranho é notar que este tipo de situação não tinha tanta divulgação na mídia antes da P-33. Estranho? Ok... Continuando...

Vale ressaltar que problemas desta magnitude não é exclusividade da Petrobras. Este artigo serve apenas para que os senhores reflitam sobre o que vem acontecendo nos "bastidores" e se prepararem profissionalmente melhor para o que estar por vir. Na sala de aula, INFELIZMENTE, os professores nos ensinam o conteúdo em um ambiente sem margem de erro, considerado ideal. Porém, sabemos que a realidade nem sempre é aquela que idealizamos. Na verdade, raramente é.

Atenciosamente,
Leonardo D. Q. Motta
Estudante do 5º período do curso de Tecnólogo em Petróleo e Gás, Perito Ambiental e Assistente de SMS.
http://ecoil-leonardo.blogspot.com/

Um comentário:

 
Related Posts with Thumbnails