Pesquise no Unipeg

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

História do petróleo - Petrobras

Uma das maiores empresas do mundo do ramo de energia, a Petrobras é hoje uma das líderes absolutas em exploração em águas ultra-profundas, mas para chegar nesse nível, precisou-se de tempo, investimento, e muita mas muita influência política. 


Petrobras S/A, empresa de economia mista, cujo acionista majoritário é o Brasil, foi fundada em 1.953 pelo então presidente Getúlio Vargas, tem sede no Rio de Janeiro e hoje opera em 27 países, desde a área de exploração e produção até o refino e distribuição de petróleo e derivados. 
Em valor de mercado já  foi a 3º maior do continente americano e a 5º maior do mundo em 2008, hoje é a 4º maior empresa de energia do mundo, em valor de mercado. 
Suas atividades foram iniciadas com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo (CNP) que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor.
As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento, foram conduzidas pela Petrobras de 1954 a 1997. Durante esse período, a Petrobras tornou-se líder em comercialização de derivados no país.

Depois de exercer por mais de 40 anos, em regime de monopólio, o trabalho de exploração, produção, refino e transporte do petróleo no Brasil, a Petrobras passou a competir com outras empresas estrangeiras e nacionais em 1997, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei N° 9.478, de 6 de agosto de 1997. Tal lei regulamentou a redação dada ao artigo 177, §1º da Constituição da República pela Emenda Constitucional nº9 de 1995, permitindo que a União contratasse empresas privadas para exercê-lo.
A partir daí foram criadas a Agência Nacional do Petróleo (ANP), responsável pela regulação, fiscalização e contratação das atividades do setor e o Conselho Nacional de Política Energética, órgão encarregado de formular a política pública de energia.
Em 2003, coincidindo com a comemoração dos seus 50 anos, a Petrobras dobrou a sua produção diária de óleo e gás natural ultrapassando a marca de 2 milhões de barris, no Brasil e no exterior.
No dia 21 de abril de 2006, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início à produção da plataforma P-50, no Campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos. Nesta época, após 53 anos de operação e trabalho da empresa, o Brasil chegou a atingir uma temporária auto-suficiência em petróleo (posteriormente perdida devido ao aumento de consumo).
Além das atividades da holding, o Sistema Petrobras inclui subsidiárias - empresas independentes com diretorias próprias, interligadas à sede. Além disso, há o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que adquiriu renome internacional nos últimos anos pelas tecnologias que desenvolve.

Cronologia da produção de petróleo no Brasil

  • 1897: O fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo explora o que seria o primeiro poço de petróleo do Brasil, na região de Bofete, no estado de São Paulo, porém só é encontrada água sulfurosa.
  • 1938: Criação do Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que considera as jazidas minerais bens da União, mesmo sem terem sido localizadas.
  • 1939: Descoberto petróleo no subúrbio de Lobato, em Salvador (Bahia), região que viria a ser a primeira grande reserva nacional do Brasil.
  • 1953: Getúlio Vargas sanciona em 3 de outubro a Lei  2004, que criou a Petrobras. A instituição foi fruto de uma intensa campanha cujo lema foi "O Petróleo é nosso".
  • 1955: Primeiro poço de petróleo perfurado na Floresta Amazônica.
  • 1961: Divulgado o relatório Link, que apresenta dados pessimistas sobre as reservas terrestres do país.
  • 1973O primeiro choque do petróleo. A crise do petróleo foi fator decisivo para o desgaste do "milagre brasileiro", que era o projeto econômico da fase mais repressiva da ditadura militar (1969-1974).
  • 1974: Descoberto petróleo na Bacia de Campos
  • 1975: Adoção dos contratos de risco, assinados entre a Petrobras e empresas privadas para intensificar a pesquisa de novas jazidas.
  • 1976: Criada a subsidiária Petrobras Comércio Internacional S.A. Interbras para exportar produtos brasileiros, auxiliando na obtenção de divisas para a importação de petróleo, e ainda para trocar produtos brasileiros por petróleo cru, junto aos países exportadores de petróleo.
  • 1979: O segundo choque do petróleo.
  • 1986: Início da exploração na Floresta Amazônica em níveis comerciais, no município de Coari, próximo ao Rio Urucu, na chamada Província Petrolífera de Urucu.
  • 1986: Descoberta do campo de Albacora Leste.
  • 1990: Extinta a Petrobras Comércio Internacional S.A. - Interbras pelo governo do Presidente Fernando Collor de Mello, a 16.03.1990, 1º dia do início de seu mandato, de acordo com seu programa de reduzir a presença do Estado na economia brasileira. (Na mesma data diversos outros órgãos e empresas do Estado foram extintos - ver Governo Collor)
  • 1997: O governo sanciona a Lei 9.478, quebrando o monopólio da Petrobras; primeiro milhão de barris diários.
  • 2000: Recorde mundial na produção em águas profundas (1877 metros).
  • 2001: Desastre da plataforma P-36.
  • 2001: Assinado o contrato de construção da plataforma P-50.
  • 2003: Compra da Perez Companc Energía (PECOM Energía S.A.), a segunda empresa petroleira da Argentina, com operações na BolíviaPeruVenezuela e Brasil.
  • 2006: Começou, oficialmente, a operar no Paraguai.
  • 2006: O Brasil alcança a auto-suficiência temporária em petróleo, e inicia-se a produção da plataforma P-50, no Campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos..
  • 2007: Descobre a maior jazida de óleo e gás natural do país, no campo petrolífero de Tupi, na Bacia de Santos, com volume de aproximadamente 5 bilhões a 8 bilhões de barris, ou 12 bilhões de barris de óleo equivalente (boe - medida que engloba óleo e gás).
  • 2008: Em primeiro lugar no ranking, com a pontuação de 92,25%, foi reconhecida através de pesquisa da Management & Excellence (M&E) a petroleira mais sustentável do mundo.
  • 2009: Passa do vigésimo para o quarto lugar entre as empresas mais respeitadas do mundo, de acordo com o Reputation Institute.
  • 2009: Em maio, inicia produção de petróleo em Tupi, com uma interrupção em julho e retomada em setembro.

Gostou  do post? Quer dar sugestões de temas para o blog ou de materiais? Deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para mim. 


E acessem o chat do Unipeg clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails