Pesquise no Unipeg

sábado, 14 de agosto de 2010

Você Sabia que há uma bactéria digestora de petróleo ?

Vazamentos e mais vazamentos de óleo no mar, parece que se tornou rotina ultimamente, e a dificuldade para a remoção do óleo no mar é cada vez mais notória, e em grande maioria  a prática de remoção afeta o meio ambiente assim como o vazamento. Mas e se o petróleo simplesmente desaparecesse? E se alguma coisa o comesse?
Pois é isso existe e tem nome, é a bactéria  Alcanivorax borkumensis, que sobrevive exclusivamente da ingestão de petróleo. 

Essa bactéria já é trabalhada biotecnologicamente em laboratório, e já é comercializada, inclusive o acidente com um petroleiro chinês no último dia 20 de julho, eles usaram uma das maiores cargas desse recurso, para o combate ao óleo derramado.
Na verdade esse processo é conhecido como biomedicação  usa micro-organismos para desmembrar os hidrocarbonetos tóxicos presentes no petróleo, através de componentes menos prejudiciais ao meio ambiente. O processo foi usado para ajudar a mitigar o desastre ambiental provocado pelo vazamento de petróleo do Exxon Valdez no Alasca (EUA) em 1989.


Gostou  do post? Quer dar sugestões de temas para o blog ou de materiais? Deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para mim. 

E acessem o chat do Unipeg clicando aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails